Produtores de milho e público em geral que desejarem mais informações sobre a cultura podem acessar o site da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), no menu Pró-Milho/RS, e assistir a vídeos, seminários e webinários técnicos sobre o assunto. Todos os eventos foram promovidos pela SEAPDR e pela Emater/RS-Ascar e transmitidos ao vivo, simultaneamente, pelo canal do YouTube do Rio Grande Rural e através do facebook.com/Emater-RS. Veja no link https://www.agricultura.rs.gov.br/pro-milho-rs.
Seminários regionais
A fim de divulgar o lançamento do Programa, foram realizados dois seminários regionais: um para municípios da metade sul e outro para a metade norte. A metade sul do Estado é tradicionalmente reconhecida pela produção de arroz irrigado e pela pecuária, mas, recentemente, novas atividades econômicas, com destaque para a soja e o milho, vêm apresentando bons resultados na região. Já a metade norte do Estado é tradicional na produção de grãos, porém ainda pode aumentar bastante a produtividade, especialmente do milho, já que esta é uma cultura que responde ao manejo utilizado na sua produção.
Webinários e vídeos técnicos
Foram realizados 12 webinários técnicos abordando várias etapas da produção do milho através de especialistas e parceiros do Pró-Milho/RS. Além disso, com o intuito de ampliar o conhecimento técnico de extensionistas rurais, tanto da Emater/RS-Ascar, quanto das entidades parceiras e dos produtores de milho, a SEAPDR e a Emater foram a campo fazer uma série de 12 vídeos técnicos sobre as diversas etapas da produção de milho, onde é possível conhecer mais sobre o cultivo dessa importante cultura para a economia do Estado. Esses trabalhos fazem parte de um conjunto de ações do Pró-Milho/RS, que tem como objetivo aumentar a produção e a qualidade do milho no Rio Grande do Sul.
Seminários de Irrigação
O tema da irrigação, devido a sua importância para a produção de alimentos, sempre está presente no meio agronômico e, em especial, na cultura do milho. Para promover o debate em prol deste assunto, optou-se por fazer dois seminários de irrigação, sendo um voltado para o manejo da irrigação para as pastagens visando incrementos na produção de leite e carne, e o outro direcionado para o público da produção de grãos.
Fonte: Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
2021-07-02 11:59:48