Com relação a notícia divulgada hoje pela imprensa do país, versando sobre o uso de vacinas com validade vencida, em milhares de cidades, incluindo um caso em Jaguarão, a Coordenação de Vacinação no município salienta que um dos lotes citados na reportagem (4120Z005 de AstraZeneca com vencimento em 14/04/2021) foi destinado para Jaguarão.
Preocupado com a situação, o vice-prefeito e coordenador da vacinação contra a Covid-19, Rogério Cruz, convocou uma reunião de urgência com o Setor de Imunização, através das enfermeiras Sabrina Moreno e Sabrina Vaz para averiguar a situação e, até mesmo a veracidade do fato, para tomar as devidas providências.
No exame dos relatórios ficou constatado que o referido lote chegou em Jaguarão no dia 5 de fevereiro de 2021 (conforme documento anexo) e todas as doses desse lote foram aplicadas até o dia 24 de fevereiro de 2021, ou seja, as vacinas foram utilizadas bem antes de esgotar o seu prazo de validade, não apresentando nenhum tipo de risco à população. “Acreditamos que possa ter havido algum erro no sistema do Ministério da Saúde, ou até se tratar de um caso de fake News”, diz Rogério Cruz. “A população pode ficar tranquila que toda a vacina usada no município possui autorização da Anvisa e nossa equipe trabalha com segurança e seriedade no cuidado com as pessoas”, encerra o vice-prefeito Rogério Cruz.