No dia 29 de junho foi realizado no Hotel Laguna Merín ( Lagoa Mirim- UY )o Seminário “Laguna Merín: Desafios e Oportunidades”, organizado pela Presidência da Câmara dos Deputados, pela Intendência de Cerro Largo e pela Escola de Governo do Uruguay em um esforço de reunir todos os atores envolvidos na questão. O adjunto do Ministro do Turismo, Daniel Reta, participou da atividade em nome do Ministério de Turismo do Uruguay.
A abertura ficou a cargo do Presidente da Câmara dos Deputados, Alfredo Fratti; o Intendente de Cerro Largo, José Yurramendi e o Deputado Ope Pasquet representando a Escola de Governo.
O Presidente da Câmara dos Deputados em seu discurso afirmou que “Laguna Merín, durante anos, foi considerada, devido à sua localização geográfica, um lugar adequado para fazer parte de uma hidrovia que liga o sul do Brasil ao nosso porto. Para isso, os trabalhos de dragagem devem ser realizados em rios no Brasil ”, referindo-se ao canal São Gonçalo.
Além disso, Fratti destacou que existem “operadores privados interessados em operar uma marina e um graneleiro nas águas da Lagoa. Este porto favoreceria o desenvolvimento produtivo e turístico da região nordeste do Uruguai ”, concluiu.
Por sua vez, o Intendente de Cerro Largo, José Yurramendi, destacou que: “Este tipo de projeto é de vital importância para o desenvolvimento do nosso departamento. Será um antes e um depois ”.
Em seguida, o Deputado Ope Pasquet, destacou a importância da atividade e o que ela significa no futuro com a soma de elementos que cada um dos palestrantes contribuiu para a causa.
Da mesma forma, Fernando Puntigliano, ex-Presidente da Administração Portuária Nacional, destacou os aspectos favoráveis da Lagoa Mirim para a realização de vários projetos, sendo a marina de fácil realização, disse.
Daniel Reta, adido ao Ministro, deu a visão do Ministério do Turismo e referiu a valorização da paisagem da Lagoa Mirim e o seu desenvolvimento turístico sustentável, os principais desafios do Mintur.
Nesse sentido, Reta expressou que Lagoa Mirim é um espaço turístico para desenvolver as seguintes modalidades de turismo:
- Turismo náutico;
- Turismo Científico;
- Ecoturismo (pelos rios Tacuarí e Cebollatí e Spa La Charqueada);
- Turismo de fronteira;
- Turismo lagunar ou lacunar;
- Turismo histórico (através da Fortaleza de Santa Teresa e da Fortaleza de São Miguel);
- Turismo de compras (através do Free Shop de Chuí e Río Branco).
Em relação às oportunidades a partir de 2021, Reta disse que existe uma proposta de consultoria para a análise técnica da Hidrovia Turística e do tráfego de passageiros da Lagoa Mirim.
Por fim, Reta referiu-se ao andamento de uma proposta internacional de integração do turismo no Uruguai e no Brasil, países que compartilham as margens da Lagoa.
Entre outros atores, também participaram desta atividade:
Miguel Mestre, Diretor de Relações Internacionais do Departamento de Cerro Largo;
Sergio Botana, Senador;
Pedro Jisdonian e Verónica Mato, Deputados e representantes da Escola de Governo;
Carmen Tort e Wilman Caballero, Deputados do departamento de Cerro Largo;
Favio Telis, Prefeito de Jaguarão;
Guillermo Valles, Embaixador do Uruguai no Brasil;
Vanessa Peirano, Presidente do Sindicato dos Portos.
Fonte: Mintur