O prefeito de Jaguarão, Favio Telis assinou na manhã desta terça-feira (24), o contrato com empresa vencedora de processo licitatório para a execução de obras de implementação de ciclo-faixa, na rua 20 de Setembro, no trecho compreendido entre a Praça João Pessoa (ponte Mauá) e a rua Gen. Câmara.
O ato contou com as presenças do vice-prefeito Rogério Cruz, do secretário de Planejamento e Urbanismo, Luiz Carlos Barreto, do secretário de Serviços Urbanos, Cláudio Renato dos Santos (Cau), do chefe de gabinete do prefeito, Cleber Pulgatti, do assessor jurídico do município, Luiz Pradelino Mendes Junior, da engenheira civil do município, Stella Harkins (responsável técnica pela elaboração do projeto), do secretário-adjunto do Planejamento, Denis Willian Neves e do responsável pela empresa vencedora da licitação, Patrick Borba.
Segundo o prefeito de Jaguarão, além de visar a questão de mobilidade urbana e segurança, a ciclo faixa também vem ao encontro do notório crescimento da prática ciclística no município. “Já é comum nos depararmos com grupos organizados e bem equipados realizando passeios e exercícios em suas bicicletas, tanto na zona urbana, quanto na rural do nosso município. Serão quase 1000 metros de um local adequado e com segurança para a prática do esporte”, destaca Favio Telis.
Nessa obra de ciclo faixa do município, o Planejamento também buscou dar melhor adequação ao ciclista que circula pela orla do rio Jaguarão, contemplando a beleza do local.
Na questão segurança, cabe destacar que o artigo 58 do Código de Trânsito explica que quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, os ciclistas devem trafegar em vias compartilhadas, tendo as bicicletas prioridade sobre os demais veículos. Na ordem de preferência, os pedestres têm prioridade sobre os ciclistas e os ciclistas têm prioridade sobre outros veículos. Isso garante que você estará trafegando no lugar certo e se portando de maneira adequada, evitando acidentes e mantendo a boa convivência com motoristas, pedestres e outros ciclistas.