A Polícia Civil desencadeou na manhã desta sexta-feira (4), em Rio Grande, a Operação Fauda, em combate aos crimes de homicídio e associação criminosa ocorridos no município, que contabiliza 23 assassinatos neste ano. Segundo informações da delegada regional, Lígia Furlanetto, a cidade vivencia esta onda de violência iniciada em novembro do ano passado, em razão de disputas pelo controle do tráfico de drogas.
Rio Grande registra 26 assassinatos no último trimestre, entre o final de novembro de 2021 até fevereiro de 2022. A chefe regional da Polícia Civil, Lígia Furlanetto, aponta que a crescente nos homícidios tem relação com a disputa entre duas facções rivais com forte atuação na Região Sul. Uma investigação minuciosa, em parceria com Departamento de Homicídios, mostra que 19 das 26 mortes ocorreram em virtude da briga entre Os Manos e Os Tauras.
Anteriormente, ambas eram aliadas. Os Manos possuem membros espalhados por todo o Estado, enquanto Os Tauras estão mais presentes em Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão e Chuí, afirma a investigação. Ainda de acordo com a polícia, um falso plano de fuga da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) é o motivo do desentendimento entre as duas facções criminosas.
Na ocasião, dois líderes de quadrilha de Rio Grande seriam alvos de uma emboscada ao serem supostamente resgatados da casa prisional por meio de um plano delineado por outro presidiário inimigo da dupla de traficantes. Um desenho com o mapa completo da Pasc foi encontrado por policiais militares dentro de um automóvel abandonado na ERS-401, nas proximidades do presídio, no último dia 28 de outubro. Nos croquis, a polícia encontrou os nomes dos dois apenados.
Posteriormente, a polícia descobriu que o esquema era falso e chegaram até o autor da armadilha. Ao tomar conhecimento disso, a dupla deu início a uma vingança. A polícia comprovou o plano por meio de telefonemas e depoimentos colhidos durante a apuração dos crimes. Segundo Lígia, as retaliações foram mútuas entre as facções. A delegada também destaca que a operação de hoje é o início de uma série de ações que visam controlar a violência no município e dar uma resposta direta às organizações criminosas que atuam na região.
Estão sendo cumpridas 39 medidas judiciais de prisão e de busca e apreensão nos bairros Getúlio Vargas, Navegantes, Cidade Nova, Castelo Branco, Mangueira e Santa Teresa. Ao todo são 137 policiais civis das cidades de Rio Grande, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Pelotas além de 47 viaturas e um helicóptero.
O resultado da operação foi o seguinte:
– 9 presos
– 02 pistolas 9mm, sendo uma com mira laser;
– 01 pistola 380;
– 01 revólver cal 38;
– 69 munições cal 9mm;
– 13 munições 380;
– 5 munições cal 38;
– 3.082g de maconha;
– 330g de cocaína;
– 01 giroflex;
– 08 balanças
– 03 pés de maconha
– MDMA 62g
– Munição calibre 12: 140
– Munição calibre 9mm: 10
– Munição calibre .32: 02
– Munição calibre .40: 10
– 01 Pistola calibre 40
– Diversos pinos vazios