Massa de ar seco dominará as condições do tempo no Rio Grande do Sul em grande parte dessa semana. O ciclone que ontem provocou forte ressaca marítima nas praias do Litoral Norte gaúcho se afasta para alto mar e reduz seu impacto no Litoral com tendência de melhora nas condições oceânicas ao longo desta segunda, embora ainda haja potencial para agitação marítima.
O frio ainda será forte no começo desta segunda-feira com pequena redução na quantidade de municípios com marcas negativas de temperatura, contudo, o ar gelado ainda será abrangente. Em contrapartida a tarde ensolarada com baixos índices de umidade relativa do ar poderá ter temperatura ligeiramente mais amena atenuando o frio da manhã.
As manhãs e madrugadas de terça, quarta e quinta-feira serão de tempo firme com sol na grande parte das regiões. Como resultado em relação a temperatura a expectativa é que o Período tenha marcas inferiores a 10°C na grande maioria das regiões, com previsão de temperatura ao redor de zero ou mesmo alguns com alguns décimos negativos apenas nos Campos de Cima da Serra. Nas manhãs de terça e quarta as mínimas poderão baixar de 5°C no Médio e Alto Uruguai, Planalto e serra sudeste. Nesses dias o potencial de geada ainda é significativo, porém tende a ocorrer de forma mais isolada nas regiões mais frias.
Na quinta-feira antes do avanço de uma nova frente fria a temperatura poderá subir mais a tarde com máximas mais altas e superiores a 20°C em diversos municípios da Metade Norte e Leste do Estado. A tarde terá sol e nuvens e sensação térmica muito agradável. Será a tarde mais quente desta semana com máxima que poderá chegar a 25°C em alguns pontos.
O tempo vira entre a quinta e a sexta-feira com o avanço de uma nova frente fria. Entre tarde e a noite de quinta-feira as nuvens aumentam na fronteira Oeste e poderá ocorrer pancadas esparsas de chuva, sem previsão de acumulados expressivos. Já durante a sexta a instabilidade se espalha por todas as regiões com previsão de tempo instável com pancadas de chuva a qualquer hora. Pode chover forte na faixa Norte com acumulados entre 30 e 50 mm. A presença da instabilidade faz com que a temperatura oscile pouco. No Sul e Oeste o tempo volta a firmar da tarde em diante.
LITORAL: DA RESSACA PARA O NEVOEIRO
TEMPO | Ressaca marítima atinge Torres com forte intensidade neste domingo. Registro de @sandrokmuller pic.twitter.com/tAeHT46Wyw
— MetSul.com (@metsul) June 12, 2022
O Litoral Norte gaúcho teve um domingo com forte ressaca marítima com a água invadindo cidades costeiras. O ciclone que causou a ressaca se afastou e a tendência é da agitação marítima diminuir. Por outro lado, o modelo de alta resolução WRF indica potencial para formação de nevoeiro costeiro que poderá ter início no turno da manhã desta segunda seguir até a terça. Em síntese, as saídas do modelo matemático indicam que o nevoeiro poderá ter início no Litoral Sul já na manhã desta segunda e se ampliar ao longo do dia, noite e próxima madrugada com formação de nevoeiro e nuvens baixar até áreas próximas ao Centro do Estado, Grande Porto Alegre e praias do Litoral Norte. Frequentemente, nessas condições esse tipo de nevoeiro se forma a partir do contraste térmico entre o continente relativamente mais quente em relação a água do mar. O ar “mais quente” do continente em contato com o mar mais gelado se condensa formando milhares de gotículas que dão origem ao nevoeiro persistente. Finalmente, a expectativa é de o sol aparecer entre nuvens na tarde de terça, porém a noite a cerração poderá voltar, sobretudo, nas praias do Litoral Sul.
2022-06-12 20:29:35