A Marinha do Uruguai efetuou a captura de um barco pesqueiro de bandeira brasileira transportando cerca de três toneladas de pescado ilegal, como anunciado nesta sexta-feira em Montevidéu.
O Vitor Hugo S foi interceptado pela ROU 23 Maldonado, mesmo após manobras evasivas, sendo posteriormente conduzido ao Porto de La Paloma para os procedimentos legais necessários.
O Ministro da Defesa, Javier García, enfatizou que a operação foi fruto do trabalho coordenado de diversas unidades da Marinha, incluindo o Comando de Infantaria de Fuzileiros Navais e o Centro de Operações Táticas do Comando da Esquadra.
No Uruguai, a pesca ilegal é predominantemente conduzida por unidades chinesas e brasileiras que operam na fronteira entre o Uruguai e o Brasil, por vezes invadindo águas uruguaias.
Nesse contexto, a Marinha do Uruguai mantém vigilância constante para monitorar as águas jurisdicionais do país, assegurando a conformidade com o direito internacional e os limites de soberania.
Além de Maldonado, um Beechcraft B200-T da Aviação Naval foi mobilizado na operação para sobrevoar uma área ao sul da cidade fronteiriça binacional de Chuy. Quando a missão de reconhecimento avistou o Vitor Hugo S a 1,2 milhas náuticas dentro do Limite Marítimo Lateral, o Maldonado foi direcionado em sua direção. O navio brasileiro executou algumas manobras evasivas antes de se render, sem a necessidade de empregar força.