A formação de um ciclone (ciclogênese) na costa da Região Sul do Brasil na próxima quinta-feira (7) vai provocar a ocorrência de chuvas intensas nos três estados da região, as quais podem vir acompanhadas por tempestades localizadas. Veja mais detalhes da previsão do tempo para esta semana na Região Sul.
Chuvas intensas e riscos de tempestades no Sul
Na manhã da terça-feira (5), instabilidades já causaram chuvas com trovoadas isoladas em áreas centrais do Rio Grande do Sul devido à combinação de temperaturas mais elevadas e alta umidade, e que trouxeram uma sensação de abafamento para o estado. Também foram registrados volumes de chuvas no leste de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná.
No decorrer da noite desta terça-feira (5), as instabilidades devem acontecer em Santa Catarina e no Paraná. São esperadas chuvas irregulares em alguns pontos do estado catarinense, as quais devem ocorrer em formas de pancadas e com trovoadas isoladas especialmente em locais do norte do estado. No Paraná, áreas na metade leste vão passar por condições semelhantes, porém podem ocorrer chuvas pontuais com mais forte intensidade.
Nesta semana, chove nos três estados da região Sul, com os maiores acumulados sobre o estado do Paraná. As chuvas serão irregulares, não atingindo todos os pontos da região ao mesmo tempo, e podem ocorrer tempestades localizadas especialmente a partir de quinta-feira.
Na quarta-feira (6), a sensação de abafamento na Região Sul continua, e começa a ter um maior potencial para tempestades localizadas. No período da manhã, são esperadas chuvas fracas e isoladas nos três estados.
Mas, a partir da tarde, essas chuvas se intensificam e se tornam mais abrangentes, atingindo todo o Paraná, Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul, com exceção do extremo sul e do oeste gaúchos. Essas chuvas podem ocorrer com até moderada intensidade e vir acompanhadas por tempestades especialmente em áreas no centro e no oeste do Rio Grande do Sul e na Serra Gaúcha.
À noite, o potencial de chuvas reduz bastante no estado gaúcho, e são esperadas chuvas intensas na região central de Santa Catarina e em áreas do norte, do oeste, do sul e do centro do Paraná.
Na manhã de quinta-feira (7) tem-se a formação de um ciclone (ciclogênese) na costa da Região Sul, que deve deixar o clima mais ameno, e já neste período deve trazer chuvas de até moderada intensidade para os três estados, com chances de tempestades para o centro, o norte e o leste do Rio Grande do Sul e na Região Metropolitana de Porto Alegre, e para o litoral sul de Santa Catarina.
Na tarde de quinta-feira (7), a frente fria associada ao ciclone deve manter as chuvas mais intensas e volumosas sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, elas reduzem, contudo, ainda pode chover forte em algumas localidades do nordeste gaúcho.
No período da noite, as chuvas diminuem bastante no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, e esperam-se pancadas de chuva e trovoadas localizadas na faixa norte do Paraná.
Na sexta-feira (08), com o afastamento do ciclone para o alto mar, não devem ocorrer chuvas significativas na Região Sul e o clima fica mais ameno. Chuvas fracas e pontuais podem ser registradas no extremo nordeste gaúcho, no Planalto e no Litoral catarinenses, e no leste, no sul, centro e norte do Paraná.
Os valores mais expressivos dos acumulados de precipitação até a noite de sexta-feira (8) devem ser registrados no extremo norte do Paraná, onde podem chegar até aos 100 mm. Na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os valores devem variar entre 20 e 60 mm, podendo pontualmente passar disso na região da Serra Gaúcha.