Paciente que testou positivo para coronavírus teve contato com outros trabalhadores de uma cabanha
No início da noite de sexta-feira (12) em boletim oficial do Executivo, o prefeito Favio Telis trouxe novas informações a respeito do caso positivo, que foi confirmado na quarta feira (10). Durante a Live, o prefeito comentou que as informações de que o paciente de 71 anos, morador da zona rural, havia passado às equipes de saúde em relação aos contatos que ele teve estavam equivocadas, já que o paciente omitiu questões importantes que alteram a situação e a partir de agora mais pessoas que tiveram contato passam a ser monitoradas.
https://www.facebook.com/watch/?v=292274938612020
Após a live do prefeito entramos em contato com a Vigilância em Saúde de Jaguarão para saber mais detalhes sobre a situação.
De acordo com a coordenadora da Vigilância, Patricia Silveira, o paciente é morador da 2° zona rural de Jaguarão e trabalha em uma cabanha, localizada nesta região.
O paciente que testou positivo para coronavírus na quarta (10) realmente mora sozinho, porém nesta cabanha ele tem contato com mais 4 trabalhadores e uma criança. Todos almoçam juntos diariamente no mesmo ambiente.
Em relação a um evento de aniversário, a Vigilância esclareceu que não foi realizada festa, porém dias após o aniversário deste paciente ele recebeu em sua casa 4 familiares que foram parabenizá-lo e no local também estava o seu filho e a esposa.
Na quarta a informação era de que o paciente havia mantido contato com apenas duas pessoas.
Ainda de acordo com a entrevista que realizamos na noite de hoje (12), foi neste dia das visitas que o idoso começou a sentir os primeiros sintomas.
No dia 3 de junho ele realizou a primeira consulta no PS e foi orientado a comparecer no Centro de Triagem do Theatro Esperança, porém o paciente não procurou essa assistência, a qual foi orientado.
Com a piora dos sintomas ele foi até o Centro de Triagem, no Theatro Esperança, no dia 8 de junho, 5 dias após ter sido orientado a comparecer no local. No dia 8 ele foi atendido e orientado a retornar no dia 10, quando então foi realizado o teste rápido teve resultado positivo.
Nesta sexta a Vigilância esteve na cabanha onde o idoso trabalha para avaliar a situação e monitorar as pessoas que residem no local. Nenhuma apresenta sintomas e no momento não irão passar por testes, apenas se apresentarem algum sintoma. Todas estão em isolamento.
Em relação aos familiares de Pelotas que estiveram na residência do idoso, a Vigilância esclareceu que eles fizeram testes e tiveram resultado negativo.
Durante o trabalho de mapeamento das pessoas que tiveram contato com o idoso também surgiu a informação de que ele manteve contato com o seu patrão no dia 22 de maio. O homem está em Porto Alegre e já realizou exame , o qual deverá ter resultado em 3 dias.
Com essas novas informações pode ser descartada a primeira hipótese de que o contágio teria ocorrido após o contato com familiares de Pelotas, já que esses tiveram resultado negativo.
Novas informações podem ser atualizadas a qualquer momento.
CASO DA UBS BOA ESPERANÇA: Já em relação ao caso do profissional de saúde que trabalha no bairro Boa Esperança e que manteve contato com um caso positivo de Pelotas, a informação é de que ele realizou o teste rápido e deu negativo. Após realizou o PCR para ter a contraprova e o resultado também foi negativo. Por iniciativa do próprio profissional ele realizou uma nova coleta para exame a fim de tirar todas as dúvidas. O resultado deve ser anunciado no domingo.
📝 texto: Fernanda Cassel / Variedades do Ruba
Fonte: Programa Variedades do RUBA
[publish_date]