
Uma mudança de padrão está em andamento com retorno das chuvas para boa parte do país, dando início de fato para a estação chuvosa. Mas antes de a umidade se espalhar pelo Brasil Central, as chuvas ocorrem na Região Sul, deixando em alerta o norte do Rio Grande do Sul até o centro-sul e leste do Paraná.
Alertas para a Região Sul
Nesta quarta-feira (07), a atuação de uma cavado proporcionou aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas isoladas no leste e norte do Rio Grande do Sul, no meio oeste catarinense e no sul do Paraná.
A partir desta tarde, as instabilidades ganham intensidade e abrangência levando potencial para temporais no noroeste gaúcho e sul catarinense, com chuvas moderadas ocorrendo no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Condição esta que se mantém até o fim do dia, enfraquecendo durante a noite.
#Temporal #Tempestades
️ #Chuvas volta a ocorrer com intensidade na Região Sul. Há potencial para volumes próximos de 100 mm no leste do #PR e de #SC no período de 48h.️ Para mais mapas, acesse:https://t.co/qcoBdYuFMS pic.twitter.com/V6AJDqE6WS
— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) October 7, 2020
Na quinta-feira (08), no início da manhã, a região de cavado, que havia enfraquecido, volta a se aprofundar favorecendo o desenvolvimento de novas instabilidades. Temporais são esperados no oeste de Santa Catarina, com pancadas isoladas entre o norte do Rio Grande do Sul e o restante do território catarinense se estendendo para o sul e leste do Paraná.
No decorrer do dia da manhã e do dia, chuvas de moderada a forte intensidade em todo o território catarinense, faixa norte do Rio Grande do Sul, sul e leste do Paraná. A porção mais central paranaense também recebe chuvas, porém na forma de pancadas isoladas.
No entanto, o alerta fica para o período da noite, quando são esperadas as chuvas mais volumosas no sul, norte e leste de Santa Catarina, com potencial para alagamentos, inundações e intensa atividade elétrica. No leste do Paraná, na região metropolitana de Curitiba, há potencial para a ocorrência de temporais durante a madrugada.
#OndadeCalor
️ Massa de ar quente se mantém sobre o Brasil Centro-Leste. As temperaturas atingem limiares estressantes e de risco para a saúde. Nos próximos dias, as mudanças atingem somente parte do Centro-Sul, com o avanço de uma massa de ar frio e pela ocorrência de chuva. pic.twitter.com/CnedmSx69h— Meteored | Tempo.com (@MeteoredBR) October 7, 2020
No início da manhã de sexta-feira (09), novas instabilidades se formam agora sobre o Paraná deixando em alerta para temporais no oeste e centro-sul do estado, condição esta que se mantém para o decorrer do período, com aumento gradativo da intensidade. No restante do Paraná e em Santa Catarina, a previsão é de chuvas de fraca intensidade.
No período da tarde, as instabilidades voltam a provocar chuvas volumosas no leste paranaense e no norte catarinense, com redução a partir do fim do dia, quando passa a chover no centro-sul e leste do estado de São Paulo. Os acumulados desde o dia anterior podem atingir os 100 mm no leste do Paraná e de Santa Catarina.
2020-10-07 15:18:29