Algumas pessoas têm perguntado se Jaguarão também entrará em bandeira vermelha, conforme o indicativo regional ou permanecerá na bandeira laranja….
A resposta, conforme a Prefeitura, é que o município, até o momento, irá continuar com a bandeira laranja, já que segue as exigências do Governo do Estado no Modelo de Distanciamento Controlado, dentro da “Regra 0-0”.
Neste regramento podem manter a bandeira de risco médio (laranja), os municípios que não registraram óbitos e nem internações hospitalares por Covid-19, nos últimos 14 dias.
Qual a atual situação de Jaguarão?
Jaguarão registra 2 casos já recuperados. Os últimos 4 exames que foram encaminhados ao Lacen já tiveram resultado negativo no final de semana e conforme o boletim oficial 9 pessoas estão sendo monitoradas.
Em relação ao sistema de saúde a Prefeitura informa que o hospital conta com uma ala para Covid-19, equipada com 6 respiradores.
Nesta segunda (6) o prefeito Favio Telis irá publicar um novo decreto que prevê a intensificação das normas de prevenção. Um pronunciamento oficial deve ser feito ainda pela manhã.
Qual a situação da região?
A zona sul foi indicada como bandeira vermelha, o que aponta alto risco de contágio. Os municípios da região que considerarem necessário podem recorrer a decisão de reverter a cor da bandeira ou permanecer com a atual, nesse caso apenas as cidades que se encaixam na “Regra 0-0”.
Em virtude do crescimento do número de casos positivos e óbitos, principalmente em Rio Grande e Pelotas, a região está em alerta, especialmente pelo aumento do número de internações e ocupações de Leitos de UTI. Essas cidades são referência para os demais municípios da região e recebem tanto moradores locais como das demais cidades, inclusive Jaguarão.
A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas já anunciou que não irá recorrer da decisão do Estado e vai manter a bandeira vermelha, que impõe mais restrições sociais e comercais, como forma de atacar o crescimento do vírus. Já em Rio Grande, a decisão foi de passar para a bandeira preta, que prevê restrições ainda mais rígidas.
NÚMERO DE CASOS NA REGIÃO
Conforme o boletim deste domingo da Azonasul a região já registra 884 casos positivos de Covid-19.
603 são considerados recuperados e 19 pessoas perderam a vida em virtude da doença.
105 pacientes aguardam resultado de análises.
As cinco cidades da região com mais casos são:
Rio Grande: 379 casos
Pelotas: 318 casos
São José do Norte: 50 casos
Canguçu: 40 casos
Santa Vitória do Palmar: 30 casos
Em breve novas atualizações em nossa página.
Acompanhe amanhã no Programa Variedades do Ruba mais detalhes sobre a situação do coronavírus na fronteira e região. 🎙Entramos no ar a partir das 10:30h na Meridional FM 92.9.
Texto: Fernanda Cassel
#SePuderFiqueemCasa
#juntoscontraovirus
#facaasuaparte
Fonte: Programa Variedades do RUBA
[publish_date]
Data da Publicação Original :2020-07-05 23:08:31