A Aula Magna da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ministrada pelo professor Mário Sérgio Cortella, teve grande audiência e repercussão na Universidade. Transmitida pelo Canal do YouTube da Assessoria de Comunicação Social (ACS) na quarta-feira, 27, a live contou com mais de 2 mil visualizações. O tema da aula foi “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, em alusão a realidade atual de transformações sociais após mais de dois anos de ensino remoto em virtude da pandemia de Covid-19.
Roberlaine Jorge afirma que o retorno presencial traz um novo momento de renovação e esperança – Divulgação ACS
Além de professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mário Sérgio Cortella também é autor de diversos livros, palestrante e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo. De acordo com Cortella, o período de turbulência vivido nos últimos anos de pandemia, apesar de gerar um compreensível espanto, pode também servir de impulso para a sociedade, a partir da abertura ao aprendizado. “Uma Aula Magna abre um momento letivo de lições em que aprendemos a continuar construindo um conhecimento, que coletivamente ganha muito mais potência. Dez campi que se unem em torno de um projeto, que são capazes de formar pessoas capazes que sirvam às suas comunidades”. Cortella afirma que a principal virtude dessa formação é tratar o conhecimento como algo que não está pronto, mas que se altera e se reinventa.
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, comenta que o retorno presencial é um momento de renovação e esperança após o período do Ensino Remoto. “Nesse momento de retomada, eu pude acompanhar o retorno aqui em Bagé, a gente via a alegria estampada”. Durante a Aula Magna, Roberlaine também lembrou do fato das atividades, mesmo remotamente, terem continuado durante os dois anos de pandemia, e do cuidado e preparação para o início desse semestre presencialmente.
Fonte: Unipampa Campus Jaguarão
2022-04-28 11:16:46