A Seduc (Secretaria Estadual de Educação) informou que as aulas nas escolas estaduais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) serão retomadas a partir do dia 8 de março no Rio Grande do Sul. No dia 11, os alunos do 6º ao 9º ano e, no dia 15, os do Ensino Médio e Técnico.
Conforme a Seduc, as aulas serão presenciais, com ocupação de até 50% das salas. Cada escola estadual vai precisar elaborar um plano de escalonamento com ensino híbrido: turmas intercalando aulas presenciais e remotas, em dias diferentes ou semanas alternadas. Também precisarão concluir o ano letivo de 2020 até 31 de janeiro.
Conforme o deputado estadual Mateus Wesp (PSDB), o governo contratou professores temporários e serviços terceirizados de limpeza para garantir a higienização adequada das escolas. Conforme o deputado, 98% das escolas já receberam os equipamentos de proteção individual e o material de higiene e limpeza, um investimento de R$ 16,5 milhões.
Durante o mês de fevereiro, todas as escolas permanecerão fechadas. A Seduc optou por dar férias coletivas aos professores e servidores, que retornarão no início de março para preparar a volta às aulas. Cada colégio definirá como dividir as turmas para que a ocupação das salas de aula seja de no máximo 50%. É possível que uma turma tenha aula presencial em uma semana e remota na outra ou que seja em dias alternados.
2021-01-07 15:21:42