A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva localmente forte a intensa e ainda de temporais em pontos isolados do Sul do Brasil no final do dia de hoje com maior probabilidade de tempo severo localizado nesta quinta-feira.
Alguns temporais isolados podem ser localmente fortes a severos com possibilidade de danos e transtornos. O risco maior de tempestades será no Rio Grande do Sul, embora sejam prováveis temporais isolados também em Santa Catarina e no estado do Paraná.
A instabilidade será consequência da atuação de um centro de baixa pressão que vai se mover do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil, onde estará nesta quinta-feira antes de se deslocar rumo ao Oceano Atlântico.
A interação do ar quente e úmido com o centro de baixa pressão já começa a formar os primeiros núcleos isolados de instabilidade mais forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná da tarde para a noite desta quarta-feira.
No Rio Grande do Sul, o risco de chuva e temporais isolados é maior nas Metades Oeste e Norte na segunda metade do dia de hoje, mas será a partir do fim do dia e durante a madrugada que a instabilidade aumenta muito.
Entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira, a instabilidade avançará e tomará conta de grande parte do Rio Grande do Sul com chuva e raios. Será o período de maior risco meteorológico. Os mapa a seguir mostram a evolução da instabilidade projetada pelo modelo de alta resolução WRF no final do dia de hoje e no começo da quinta-feira.
No decorrer da quinta, uma linha de instabilidade associada ao centro de baixa pressão deve se deslocar por Santa Catarina e o Paraná com chuva e alto risco de tempo severo. Esta linha de instabilidade terá alto potencial de provocar vendavais nos dois estados.
Possibilidade de vendavais e granizo
Dados analisados pela MetSul indicam a formação de núcleos de forte a intensa instabilidade capazes de provocar chuva forte a intensa localizada com altos volumes em curtos períodos, queda de granizo e vendavais isolados com potencial de danos.
As rajadas em algumas cidades podem ficar entre 80 km/h e 100 km/h, localmente até superiores, mas enfatizamos que serão ocorrências localizadas e pontuais de vendavais mais intensos. Os modelos discrepam, porém, sobre quais são as área de maior risco de vendavais fortes.
Os mapas acima mostram as projeções de vento máximo do modelo WRF inicializado com os modelos europeu (ECMWF) e norte-americano (GFS). O modelo inicializado com o GFS indica maior risco de vendavais isolados muito intensos no Oeste enquanto o inicializado com o europeu de forma localizada em outras áreas do estado.
Chuva forte localizada com a instabilidade
É alta a probabilidade de chuva localmente forte a intensa pela influência do centro de baixa pressão. A MetSul, entretanto, pondera que choverá forte com altos volumes de forma localizada, especialmente acompanhando temporais.
O mapa acima mostra a projeção de chuva em 72 horas do modelo WRF em que se pode observar com haverá enorme variabilidade de volumes com acumulados altos de chuva isolados e volumes baixos em diversas cidades.
Tempo melhora no final da semana
O centro de baixa pressão, ao chegar no oceano, começará a impulsionar ar mais seco e ameno para o Sul do Brasil. Por isso, a tendência é de melhora do tempo com temperatura menor no final desta semana. As noites passarão a ser mais amenas e as tardes com marcas agradáveis.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
2024-11-06 11:49:00