Neste fim de semana um alívio ao calor extremo ocorreu em parte do Centro-Sul, com o avanço costeiro de uma frente fria e da atuação de uma massa de ar frio, que contribuiu para um queda proporcionalmente grande das temperaturas, com mínimas de até 7°C no sul catarinense e de 8°C no norte do Rio Grande do Sul, sendo no restante da Região Sul, seguindo a faixa leste até o sul de Minas Gerais, com registro de mínimas de 10°C a 17°C e máximas não passando dos 25°C.
No entanto, o calor se manteve no oeste da Região Sul e no interior do país, com temperaturas no período da tarde próximas dos 40°C.
Para os próximos dias, o calor se mantém em boa parte do país e retorna para boa parte da Região Sul. Uma mudança de padrão deve ocorrer a partir da quinta-feira (08), com chuvas ocorrendo além do Rio Grande do Sul e avançando para o Sudeste nos dias seguintes.
Alerta e destaques até meados da semana
Nesta segunda-feira (05), uma área de baixa pressão se forma sobre o sul do Rio Grande do Sul, contribuindo para um dia nublado em todo o estado. O sistema contribui para chuvas de fraca à moderada intensidade no noroeste e sul somente nas primeiras horas da manhã. Há condições favoráveis para ventos persistentes em toda a faixa leste, porém, sem potencial destrutivo.
Tempo também fica nublado em praticamente toda a faixa leste do país, em decorrência da circulação do ventos de leste, que transportam umidade para o continente. Previsão de chuva fraca no leste de Santa Catarina, do Paraná, sul paulista e à partir do norte do Rio de Janeiro.
A partir da tarde a possibilidade de chuvas diminui devido à alteração da direção dos ventos, que não atuam mais de forma tão perpendicular à costa, resultando também em surgimento do sol.
Em relação às temperaturas, uma condição amena e até mesmo fria se mantém para boa parte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, com calor a partir do norte gaúcho. As máximas continuam muito elevadas e podem chegar aos 42°C no Mato Grosso e entre 37 e 40°C na maioria das localidades.
Na terça-feira (06), a baixa pressão se encontra no oceano e pode ser classificada como um ciclone extratropical não muito intenso, mas que contribui para manter o tempo nublado no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste catarinense e no litoral paulista. Não há previsão de chuva nessas áreas.
Destaque fica novamente para as temperaturas, que se mantêm muito elevadas em boa parte do país. Somente na metade sul e leste do Rio Grande do Sul e leste dos estado do Paraná e de Santa Catarina, a sensação se mantém amena. A partir do meio da tarde os ventos de sul proporcionam um leve refresco para o leste paulista.
Na quarta-feira (07), o destaque fica para o retorno dos temporais na Região Sul. Uma região de cavado desestabiliza a atmosfera e tempestades ocorrem pela manhã no noroeste gaúcho se estendendo pelo norte do estado, oeste e sul de Santa Catarina a partir da tarde. As instabilidades chegam até a região metropolitana de Porto Alegre e não devem atingir Florianópolis, perdendo força a partir do fim do dia.
2020-10-05 06:35:46