Nos próximos dias ocorrerá uma transição dos sistemas atuantes no país, com o afastamento da alta pressão, massa de ar frio, que vem contribuindo para temperaturas amenas e chuvas em parte da extensa faixa leste que vai da Região Sul até o estado da Bahia.
Essa transição inclui principalmente a formação de um cavado sobre o leste da Argentina e o Uruguai, o que possibilita uma maior atuação dos ventos de norte sobre e a Região Sul e para o aumento das temperaturas. Um cavado se desenvolve e dá origem a um ciclone extratropical ao longo do fim de semana sobre o território uruguaio.
Alertas e destaques para os próximos dias
Nesta quarta-feira (07), a circulação dos ventos de leste promovida pela massa de ar frio se mantém e é mais efetiva deixando o tempo nublado e com chuva fraca pela manhã desde o leste de Santa Catarina até o estado da Bahia. Devido à formação de um cavado, há bastante nebulosidade sobre o estado de Minas Gerais e pancadas no centro-norte do estado pela manhã. No entanto, o destaque fica para a possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade no Espírito Santo já na primeira parte do dia.
No período da tarde, há alerta de chuvas intensas para o território capixaba e o sul da Bahia. Já no Centro-Oeste, temporais isolados levam potencial para transtornos em Goiás, no Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul. No Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo há potencial para pancadas de curta duração.
Na Região Sul, o destaque fica para o tempo firme e quente em boa parte do Rio Grande do Sul, onde as máximas ficam próximas dos 30°C em toda a metade sul do estado.
Na quinta-feira (08), o padrão é bastante semelhante, salvo à diminuição das chuvas na faixa leste do país. Pela manhã há a possibilidade de chuva fraca no leste de Santa Catarina e do Paraná, no sul de São Paulo e na faixa desde o Espírito Santo até a Bahia, com possibilidade de chuvas um pouco mais intensas entre Porto Seguro e Salvador. Já no norte do Mato Grosso há a possibilidade de chuva de moderada à forte intensidade.
A partir da tarde, alerta somente o estado do Mato Grosso e o leste de Goiás, onde há possibilidade de tempestades isoladas. Destaque também para o aumento da intensidade das chuvas, que passam a ocorrer com moderada intensidade no leste da Bahia.
Já em boa parte da Região Sul, o tempo fica firme e abafado com máximas passando dos 30°C na região metropolitana de Porto Alegre, na região central e no oeste do estado gaúcho.
Na sexta-feira (09), o potrencial das chuvas dminui bastante, com tempo firme em boa parte do país ao longo do dia. Aumento da nebulosidde no leste do Nordeste e com ocorrência de chuvas fracas ao longo do dia alternando com períodos de melhoria, sendo mais intensas na região de Salvador.
Destaque para todo o Centro-Sul, onde o tempo fica firme e as temperaturas se elevam proporcionando sensação de calor e, principalmente de abafamento na Região Sul, com máximas de até 34°C em Porto Alegre e muita umidade.
A formação do ciclone extratropical traz perigo?
No decorrer do sábado (10), uma região de cavado evolui para um sistema de baixa pressão sobre o Uruguai. Tempestades podem ocorrer na região de fronteira com o Rio Grande do Sul.
No domingo (11), a baixa pressão se encontra no oceano e já pode ser classificada como um ciclone extratropical e sua frente fria deixa em alerta para temporais toda a metade sul do Rio Grande do Sul já na primeira parte do dia, e a partir da tarde o restante do território gaúcho.
Em relação aos ventos, rajadas de 60 a 70 km/h podem ocorrer no oeste e na porção central do Rio Grande do Sul, e de até 80 km/h no domingo no sul do estado. No Uruguai, os ventos podem passar dos 100 km/h na porção mais ao sul do território.
2021-04-07 06:29:53