Na próxima sexta-feira (26/11) serão conhecidos os vencedores do 1º Prêmio Cultural Pindorama, iniciativa promovida pelas Universidades Federais do Pampa (Unipampa), de Pelotas (UFPel) e de Santa Maria (UFSM). A premiação ocorrerá em transmissão ao vivo, tendo início às 17h.
Foram inscritos 581 trabalhos em três categorias – poesia, fotografia e audiovisual – em quatro modalidades: comunidade acadêmica – servidoras(es) e discentes, comunidade externa e estudantes de Ensino Médio. Os ganhadores recebem, além da láurea, um prêmio em dinheiro, que varia entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, dependendo da modalidade. A live de sexta-feira, além de premiar os vencedores, também apresentará as peças vencedoras.
Neste ano, a temática escolhida pela organização foi “Sobre-Viver”, pensada para descolar a vida na pandemia de uma conotação negativa, acentuando a esperança daquilo que também aconteceu de bom nesse período. “A arte também foi responsável por nossa sobrevivência neste período de pandemia e, com o Prêmio Cultural Pindorama, estamos fazendo o registro histórico da percepção, do olhar e dos sentimentos dessa época.”, comenta o Pró-reitor Adjunto de Extensão e Cultura da Unipampa, Franck Maciel Peçanha, que fez parte da equipe que idealizou e organizou o prêmio.
Foi também nesta edição que a premiação obteve esse caráter interinstitucional, sendo antes organizado apenas pela Unipampa. Recebendo agora a nomenclatura “Pindorama”, nome de uma palmeira com a qual a população nativa do que hoje corresponde ao Peru identificava o Brasil.
O Coordenador de Arte e Cultura da Unipampa, Mauro Ricardo Lemos, destaca que “O Prêmio Pindorama, dado o contexto que estamos passando, representa uma ação de resistência coletiva, e especialmente revela o potencial que a integração entre as Universidades para desenvolverem ações conjuntas, unindo suas equipes e comunidades em torno de um objetivo maior.”
A live de premiação será transmitida simultaneamente pelas três Universidades e na Unipampa pode ser acompanhada pelo link: youtu.be/0ROGMQxphZo
Fonte: Unipampa Campus Jaguarão
2021-11-25 18:27:46