quarta-feira, março 29, 2023
InícioInternacionalCidades da fronteira projetam prejuízos com restrição de entrada de brasileiros no...

Cidades da fronteira projetam prejuízos com restrição de entrada de brasileiros no Uruguai no verão

anúncio do governo uruguaio de que o país terá um “verão restrito” frustrou as expectativas de prefeitos de cidades que fazem fronteira com a banda oriental. A adoção de regras duras para a entrada de estrangeiros foi adotada no início da pandemia. Ainda assim, havia a esperança de flexibilização para a ida de turistas em busca dos balneários do país vizinho. A cada verão, o movimento de brasileiros impacta positivamente nas vendas dos free shops da região, assim como nos serviços de hotelaria e gastronomia.

Na última semana, barreiras sanitárias feitas pelo Exército do país vizinho chamaram a atenção de brasileiros que tentavam acessar a cidade de Rivera, com a aferição de temperatura, solicitação de documentos e aplicação de questionário.

Apesar de não contar com free shops, Santana do Livramento é um dos principais destinos de brasileiros que se hospedam na cidade, mas compram em Rivera, já no Uruguai. Em média, 80 ônibus fretados se dirigem à região aos finais de semana com esse objetivo. Na região, o objetivo é informar que ainda há a possibilidade de fazer compras após a fronteira.

— Reduziu a procura na rede hoteleira. Mas ainda pode cruzar a fronteira (para fazer compras e voltar). O que existe é um controle mais rigoroso, com temperatura, identificação — relata o secretário geral de Governo de Santana do Livramento, Ricardo Dutra.

Em Jaguarão, que faz fronteira com o Uruguai através da cidade de Rio Branco, há o movimento de compra nos dois sentidos. O município também conta com free shops, além de ter alta procura de uruguaios, que buscam produtos alimentícios e roupas mais baratos do que em seu país de origem.

De acordo com o prefeito da cidade, Favio Telis, as vendas nesses setores caíram 30% desde o início da pandemia, já que os vizinhos têm visitado menos a cidade. Ele reclama de maior rigor nas ações uruguaias em relação aos protocolos adotados do lado brasileiro.

— O engraçado é que a fronteira vai ser trancada só lado de lá e não para quem entra no Brasil, como se o risco de contaminação fosse só daqui pra lá. Eles não usavam máscaras. Dá a impressão, como eles estavam vivendo um período político, passou a eleição e começou a aumentar o número de casos — pontua.

Em Uruguaiana, onde o sétimo free shop será inaugurado nesta terça-feira (27), a situação econômica é diferente das demais cidades de fronteira. A previsão é de que, com restrições na saída do país para compras no país vizinho, os brasileiros prefiram utilizar a cota de aquisições em solo nacional na cidade.

— Aumentaram as vendas para brasileiros. Vemos, nesse momento, uma oportunidade de crescermos ainda mais com o turismo de compras — relata a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciana Reis.

Revisão

As chances de reversão das medidas anunciadas para o verão pelo governo uruguaio são remotas, na visão da secretária de Relações Federativas e Internacionais do governo gaúcho, Ana Amélia Lemos. Nesta segunda-feira, ela conversou com o embaixador uruguaio no Brasil, Guillermo Valles Galmés, que reforçou a necessidade da manutenção das regras.

— Tudo vai depender de como vai se comportar a pandemia, mas o embaixador ratificou o que havia sido dito pelo presidente uruguaio e, segundo ele, são medidas dolorosas — destaca a secretária.

A população do Uruguai é de cerca de 3,5 milhões de pessoas. De acordo com o diplomata, a cada ano, 3 milhões de turistas visitam o país, grupo formado, em grande parte, por brasileiros.

No entanto, há uma possibilidade de flexibilização para a entrada de brasileiros no Uruguai ainda em 2020. De acordo com o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa gaúcha, Frederico Antunes, o assunto está sendo tratado entre os dois países.

— Há a possibilidade da retomada de voos a Montevidéu, na segunda quinzena de dezembro.

Em relação à Argentina, onde também há restrição para a entrada por via terrestre, Antunes lembra que a data para a possibilidade de retomada de voos já foi confirmada para 2 de novembro. No entanto, está em aberto o pedido feito ao governo argentino para a liberação do acesso terrestre a cidadãos brasileiros que tenham carteira vicinal fronteiriça. A resposta ainda não foi dada.

As cidades onde há free shops no Rio Grande do Sul, com cota de compras para brasileiros de US$ 300, são Uruguaiana — com sete lojas (a sétima será inaugurada nesta terça-feira, 27); São Borja — que terá a primeira loja a partir de dezembro; Jaguarão — com um free shop e mais dois previstos para dezembro; Barra do Quaraí, com duas opções; e Porto Mauá, com uma loja.

Para o veraneio nas praias brasileiras, tradicionais destinos de turistas argentinos e uruguaios, a expectativa é de restrições ao acesso de estrangeiros por via terrestre.

Regras

Turistas brasileiros que queiram passar férias no Uruguai deverão cumprir quarentena obrigatória ao chegar ao país vizinho. O visitante terá que apresentar teste PCR negativo para covid-19 feito a menos de 72 horas e se submeter a quarentena de 14 dias. Há a possibilidade de se submeter a um novo teste em solo uruguaio depois de sete dias, o que liberaria o turista do resguardo. Caso as regras não sejam cumpridas, o presidente Luis Lacalle Pou pediu que seja utilizado “todo o peso da lei”.

O Uruguai registra 2.700 casos de covid-19. Desde o início da pandemia, teve 63 mortes, o equivalente ao número de vítimas da doença em apenas um dia no Rio Grande do Sul durante o período mais grave da pandemia.

 

Fonte: Gaúcha ZH
Mateus Ferraz

Comente
Relacionados

RESPONDER

Please enter your comment!
Por favor insira seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!
- Publicidade -

Mais Lidas

Comentários Recentes