Uma das novas variantes do Covid-19, que está se espalhando pelo sul do Brasil há cerca de três meses, foi encontrada em quatro amostras de pacientes no Uruguai, informou a imprensa local na quarta-feira.
Segundo o jornal El País, o consórcio de sequenciamento genômico formado pela Universidade da República, Instituto Pasteur de Montevidéu e Fiocruz (do Brasil) foi quem fez a descoberta, após estudar a sequência genômica do vírus que infectava as pessoas que haviam entrado no país por Rocha e Rivera.
As autoridades entendem que a priori a situação não representa um desafio à saúde, já que nada indica que a mutação genética tenha tornado o vírus mais agressivo, embora devido à sua expansão para o Sul do Brasil se tema que possa ter maior transmissibilidade .
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) informou quarta-feira que três novas variantes do vírus SARS-CoV-2, inicialmente detectadas no Reino Unido, África do Sul e Brasil, foram identificadas até agora em 20 países das Américas. (Sputnik)
2021-02-03 22:02:14
www.icndiario.com