Secult lança projeto Compartilha Cultura Jaguarão
Como medida de enfrentamento à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolveu um formulário para mapear a situação dos artistas e agentes culturais de Jaguarão. (ver link abaixo).
O preenchimento dos dados é essencial para buscar alternativas que possibilitem o auxílio aos trabalhadores da cadeia produtiva da cultura, bem como o desenvolvimento de ações durante o isolamento social, sendo que um edital para a catalogação de artistas de vários setoriais está em fase de conclusão para lançamento.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), lançou o projeto Compartilha Cultura Jaguarão, abrindo espaços para a divulgação de trabalhos artísticos e culturais, colocando a estrutura de palco, luz e som do Teatro Esperança à disposição para as apresentações. Se o artista quiser fazer a sua própria produção ele poderá enviar o material para a Secult através do e-mail:secult@jaguarao.rs.gov.br ou então se dirigir à secretaria no Teatro Esperança.
Segundo a titular da Secult, Evanice Marques da Rocha, a ideia que surgiu através de conversa com a primeira dama, Renata Termesana que também dirige a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, quando sentiram a necessidade abrir espaços para os artistas jaguarenses. “Sabemos que, com o advento da pandemia do Covid-19, a maioria dos artistas estão em casa, porém estão sempre criando e necessitando mostrar seus talentos, razão pela qual criamos o projeto”, explica a secretária.
O prefeito Favio Telis elogiou a iniciativa da equipe de governo, com esse projeto, demonstrando que a administração está preocupada com a situação dos artistas e agentes culturais de Jaguarão. “Uma das principais motivações do trabalho do artista é o público, porém, neste momento de pandemia, em que não está sendo possível fazer apresentações para grandes públicos, então estamos proporcionando, através dos canais de comunicação do município, a oportunidade para que os artistas possam entrar em milhares de residências e apresentar seus talentos”, diz o prefeito.
Logo após o lançamento oficial do projeto Compartilha Cultura Jaguarão, realizado em live, na sexta-feira (22), foi disponibilizado nas redes sociais, através das páginas da Prefeitura Municipal de Jaguarão e Secult, tendo como primeiro trabalho, a apresentação do músico Magnum Patron Sória, que tem sido um grande parceiro do município.
Link do formulário: https://www.jaguarao.rs.gov.br/?p=38515
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguarão
[publish_date]