Texto: Juliana Lima
O mês de novembro ficou marcado pela passagem de mais um ano de atividades do Corpo de Bombeiros, completando 47 anos de muita dedicação e profissionalismo em Jaguarão.
Segundo o 1° sargento e comandante do 3° Pelotão de Bombeiro Militar, Áureo Rogério Cautério da Veiga, a atuação abrange as cidades de Arroio Grande e Herval.
Bombeiro há oito anos, Thomás Silva ressalta que a profissão é grandiosa. “Poder servir, ajudar, salvar e proteger as pessoas me orgulha muito”, diz.
Para celebrar a data, foi realizado junto à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), instruções teórica virtual e prática, respectivamente, sobre salvamento veicular. O curso aconteceu no Parque do Sindicato Rural e teve como objetivo capacitar o efetivo do Pelotão, visando um melhor atendimento à comunidade, atendendo os protocolos sanitários referentes ao enfrentamento de coronavírus.
Ao final do encontro, foram entregues certificado do Bombeiro Destaque 2020, bem como realizada homenagem aos profissionais reformados no decorrer do ano. Também foi entregue fardamento completo para todo o efetivo, adquirido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS).
Histórico da Entidade
Em 26 de novembro de 1973, conforme Boletim Regimental nº 221 foi criado o Grupo de Combate à Incêndio de Jaguarão e no dia 30 foi instalado no município e aquartelado nas dependências do 33º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), localizado na rua Duque de Caxias, s/nº.
Em 2 de julho de 1974, foi inaugurado o prédio do Grupo de Combate ao Fogo, situado na rua General Câmara, 1031.
Com a reestruturação da Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Jaguarão, passou novamente a subordinação do 2º Subgrupamento de Combate a Incêndio de Pelotas, com a denominação de 4ª Seção de Combate a Incêndio (4ª SCI).
Com o processo de separação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar que se concluiu em 2017, a 4ª SCI, passou a ter uma nova denominação, de 3º Pelotão de Bombeiro Militar (3ºPelBM), subordinado à Companhia Especial de Bombeiros (CEBM), com sede em Pelotas, que por sua vez é subordinado ao 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), possuindo sede em Rio Grande.
Fonte: Jornal Tradição
2020-12-04 12:00:26
[publish_date]