O Curso de Produção e Política Cultural do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza, através do Projeto de Extensão Conversas sobre Políticas Culturais e do Projeto de Ensino Ciclo de Palestras sobre Produção Cultural, dois debates ligados ao campo cultural e Instituições de Ensino Superior Públicas. Os eventos abordam “Políticas Culturais nas Universidades Públicas” e “Produção Cultural nas Universidades Públicas”, marcando o início do semestre e acontecem nos dias 10 e 11 de fevereiro. A mediação dos debates será feita pela professora Carla Rabelo.
No dia 10 de fevereiro, das 14h às 16h, acontece o debate online “Produção Cultural nas Universidades Públicas”. As palestrantes serão duas Produtoras Culturais, servidoras federais nesse cargo em instituições públicas de ensino superior: Aline Portilho (Instituto Federal Fluminense – IFF) e Karla Nascimento (Universidade Federal do Paraná – UFPR). As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de fevereiro, às 12h, pelo formulário: https://forms.gle/2GKVV6fYWG22h69j6.
Aline Portilho possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou a atuação como Produtora Cultural em 2008, na UFRJ, passando pela Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ (2008 – 2009), pela Escola de Comunicação (2010 – 2014), onde gerenciou projetos culturais e atuou no Laboratório de Produção Cultural. Em 2015 passou a integrar o quadro de servidores do Instituto Federal Fluminense, onde coordenou projetos de extensão na área de Cultura do campus Santo Antônio de Pádua (2015-2016). Atuou na coordenação de Políticas Culturais e Diversidade na Reitoria (2017 – 2018), momento em que prestou assessoria técnica para elaboração do Plano de Cultura da instituição. Atualmente, é servidora da Coordenação de Extensão e Cultura no campus Campos Centro e realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), ligada ao Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico (LEEA) e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais (PPGPS).
Karla Adriana Nascimento Cunico é produtora cultural da Universidade Federal do Paraná – UFPR, com atuações por cooperação técnica na UFOB e na UFBA. Atua na elaboração de projetos culturais (Ministério da Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e da Bahia) e organização de eventos culturais. Realizadora (roteiro, produção e direção) de vídeos institucionais e documentários audiovisuais para cinema e televisão. Doutoranda em Bens Culturais e Projetos Sociais na FGV; Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela UNIVILLE (2015), Especialista em Artes e no Ensino das Artes (módulo cinema) pela FAP-PR (2010), Bacharel em Comunicação Social – Habilitação Relações Públicas pela PUC-PR (2007).
O Projeto de Extensão Conversas sobre Políticas Culturais promove no dia 11 de fevereiro, das 15h às 17h, o debate online sobre “Políticas Culturais nas Universidades Públicas”, com participações dos professores Alexandre Molina, Diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (DiCult/Proexc/UFU), Ivete Almeida, coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, equipamento cultural ligado à DiCult/Proexc/UFU, e Estefany Miléo, Diretora de Cultura na Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (PROCCE/UFOPA). As inscrições devem ser feitas através do formulário do Google https://forms.gle/tj9oTeARqHgKmW2B6, até as 12h do dia 10 de fevereiro.
Alexandre Molina é Diretor de Cultura na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/Proexc/UFU), instituição em que também atua como docente do Curso de Bacharelado em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UFU). É Doutor em Artes Cênicas, Mestre em Dança e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia. É Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona e o Observatório Itaú Cultural. Trabalhou na Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entre 2006 e 2013, atuando em diferentes funções: Assessor da Coordenação de Dança; Coordenador do Curso Técnico de Nível Médio em Dança; Coordenador de Dança; e, por fim, como Diretor das Artes. Participou do Colegiado Setorial da Dança – órgão vinculado ao Conselho Nacional de Política Cultural; foi membro do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais; e também foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Uberlândia. Artisticamente tem desenvolvido trabalhos solos e em parceria com outros artistas brasileiros. É idealizador e curador da Paralela plataforma de arte, evento anual que acontece na cidade de Uberlândia desde 2015.
Ivete Batista da Silva Almeida é coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, equipamento cultural da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/Proexc/UFU). Docente do curso de Graduação em História e do Programa de Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Uberlândia. É mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo com Estágio doutoral na Universidade do Minho – Portugal. É Coordenadora de Ensino do NEAB-UFU e líder do Grupo de Pesquisa Estudos Negros/CNPq/UFU, que desenvolve pesquisa e ações voltadas para o estudo e análise das representações sociais das imagens dos sujeitos e das culturas de matriz africana.
Estéfany Miléo de Couto possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (2009). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio Histórico. Atualmente concursada na Universidade Federal do Oeste do Pará como Professora de Magistério Superior. Diretora de Cultura na Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (PROCCE/UFOPA).
Fonte: Unipampa Campus Jaguarão
2021-02-01 15:29:11