Por sylvia bojunga/mars
O Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (Mars), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugura na segunda-feira (18/11), às 18h, a exposição itinerante “Palmares vive!”, no Clube 24 de Agosto, em Jaguarão. A mostra se integra às atividades culturais da XVI Semana da Consciência Negra do município, com a oferta de mediações, oficina de acervos e roda de conversa. A Marcha Zumbi e Dandara, no dia 20 de novembro, é o ponto alto da programação local. Com entrada gratuita, a exposição ficará em cartaz até sábado (23), podendo ser visitada das 10h às 18h.
O trabalho faz parte do projeto “Palmares não é só um, são milhares: 50 anos do 20 de Novembro”, promovido pelo Mars e apresentado em 2021 no Memorial do Rio Grande do Sul, também instituição da Sedac.
Composta por dois conjuntos de painéis, com imagens, textos e legendas, a mostra recria, em sete expositores, módulos da obra original, de forma sintética e adaptada. A coleção tematiza sobre a instauração, pelo Grupo Palmares, do dia 20 de novembro como data oficial da Consciência Negra. Também aborda a liderança ativista e a trajetória pessoal de Oliveira Silveira, assim como os clubes sociais negros, as artes negras contemporâneas, a imprensa negra e os ativismos negros a partir do século XIX.
“A oportunidade de fazermos parte das celebrações da Semana da Consciência Negra, de forma colaborativa e integrada com os coletivos negros de Jaguarão, é um motivo de grande alegria para nós. O clube onde a mostra ‘Palmares Vive!’ será apresentada é um símbolo da trajetória da comunidade negra do município, um importante espaço histórico de resistência e afirmação”, comemora a diretora do Mars, Sylvia Bojunga.
A antropóloga Maria Helena Sant’Ana, analista técnica da instituição, explica que a exposição foi criada com o objetivo de fazer circular pelo interior do Estado um conteúdo que resulta de conhecimentos e reflexões de historiadores, antropólogos e agentes negros sobre suas memórias sociais e seus patrimônios. “Nas mediações, buscamos promover reflexões que contemplam as relações étnico-raciais, com envolvimento de estudantes e professores, comunidades quilombolas e coletivos locais”, ressalta.
Além da exposição, o Mars também promoverá, na terça-feira (19), às 10h, uma oficina de acervos com as equipes técnicas do Museu e do Centro de Documentação do Clube 24 de Agosto. Ainda neste dia, às 19h, ocorrerá uma roda de conversa com integrantes do Quilombo Madeira, na qual serão discutidas as políticas públicas das comunidades quilombolas – mapeamento realizado pela instituição – e reflexões sobre os direitos de cidadania e ações de reconhecimento.
Na quarta-feira (20), a tradicional Marcha Zumbi e Dandara será o ponto alto da programação de Jaguarão, com início na Avenida 27 de Janeiro, às 19h15min, e término na sede do Clube.
Sobre a XVI Semana da Consciência Negra
Neste ano, a Semana da Consciência Negra do muncípio de Jaguarão terá como tema “Cidadania ao Povo Negro e Políticas Públicas: caminhos para uma sociedade igualitária”. O encontro é organizado pelo Clube 24 de Agosto, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) como um espaço de memória da cultura afro-brasileira do Rio Grande do Sul. Mais informações estão disponíveis no Facebook do evento.
Serviço
Exposição itinerante “Palmares Vive!”, em Jaguarão
Abertura: Segunda-feira (18/11), às 18h
Visitação pública e mediações: De 18 a 23 de novembro, das 10h às 18h
Onde: Clube 24 de Agosto (Rua Augusto Leivas, 217, Jaguarão/RS)
Entrada gratuita
Oficina de acervos
Quando: Terça-feira (19/11), às 10h
Onde: Clube 24 de Agosto
Entrada gratuita
Roda de conversa com integrantes do Quilombo Madeira
Quando: Terça-feira (19/11), às 19h
Onde: Clube 24 de Agosto
Entrada gratuita
Marcha Zumbi e Dandara
Quando: Quarta-feira (20/11), às 19h15
Início do trajeto: Avenida 27 de Janeiro
Término: Clube 24 de Agosto
Entrada gratuita