Na manhã desta sexta-feira (27), a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH), Renata Termesana, acompanhada pela secretária-adjunta Carmem Calvette e pelo diretor do Setor de Habitação Luiz Veleda realizaram visita a uma família beneficiada através do programa Auxílio à Moradia, da Prefeitura Municipal de Jaguarão.
Desde o início deste ano, cerca de 100 famílias já foram contempladas através do programa de Auxílio à Moradia desenvolvido pela SDSH, através do Setor de Habitação e Defesa Civil, com a participação de outras secretarias da Prefeitura Municipal de Jaguarão.
Na residência localizada na rua Luiz Perdomo Fonseca, os moradores (incluindo idosos e crianças) estavam correndo sérios riscos, por conta do iminente desabamento do teto (laje), quando equipes da SDSH (Habitação e Defesa Civil) estiveram no local, constando o fato. De imediato foi realizado o cadastramento da família e dado início a uma verdadeira força-tarefa, que teve o auxílio das secretarias de Planejamento e de Serviços Urbanos, como também de duas grandes empresas sediadas em Jaguarão, para a realizar o trabalho de recuperação do prédio.
Sob a coordenação do Setor de Habitação, a residência recebeu novo teto (telha e madeira), piso e rede elétrica, podendo voltar a morar no local, pois segundo uma das moradoras da casa, estavam há mais de três meses morando numa garagem cedida por um vizinho. “Há mais de 10 anos estávamos esperando esse auxílio, pois não tínhamos dinheiro para investir e teve um determinado momento em que tivemos que deixar a casa, com medo que fosse tudo desabar por cima de nós”, diz a moradora. “Hoje estamos felizes em poder retornar para nossa casa, com segurança e um pouco mais de conforto”, completa.
A primeira dama e secretária também externou a sua satisfação em presenciar aquela família retornando para sua residência, depois da reforma realizada pelas equipes do município. “É um momento de gratidão podermos contribuir com a felicidade das pessoas e, principalmente, oferecer um pouco de dignidade para as famílias que se encontram nessas situações”, salienta Renata Termesana.