quarta-feira, março 29, 2023
InícioComunidadeFuncionários de sindicatos de trabalhadores rurais recebem treinamento para operar Sistema de...

Funcionários de sindicatos de trabalhadores rurais recebem treinamento para operar Sistema de Defesa Agropecuária

Funcionários de sindicatos de trabalhadores rurais ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) receberam, nesta quinta-feira (19), treinamento para a operação do Sistema de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). A atividade ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Bagé e tem o objetivo de permitir que produtores familiares que não têm computador ou acesso à internet possam usar a estrutura dos sindicatos para emitir Guias de Trânsito Animal e outros serviços, desafogando o movimento nas inspetorias de defesa agropecuária.

Por meio da parceria entre a Fetag e a Seapdr, o Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa) aportou mais de R$ 400 mil para equipar os sindicatos em 56 municípios de fronteira. “Entregamos computadores, impressoras e material de escritório para que os pecuaristas familiares possam ter acesso a essa tecnologia e agora, com o treinamento, entramos em uma nova etapa”, afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber. Segundo ele, estes produtores da fronteira fazem parte de um projeto-piloto que poderá ser estendido a todo o estado.  Para Kerber, a iniciativa traz para dentro do sistema de defesa agropecuária uma entidade que tem vínculo e proximidade muito grande com pecuaristas familiares.

O diretor-adjunto do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Henrique Bueno, destaca que este é um marco histórico para o estado. “O compartilhamento de responsabilidades fortalece o estabelecimento de ações e proposições de avanços e de conquistas para o agronegócio que sustenta o nosso estado”, completa.

O coordenador regional de Fronteira da Fetag-RS, Milton Domingues Brasil, garante que o projeto vai facilitar a organização do pecuarista familiar da região. “O produtor vai ter acesso direto, dando a oportunidade para que, dentro do sindicato, ele receba todas as informações, sem custo nenhum para ele”, comemora.

Cartilha do Produtor

Também foi lançada durante o treinamento a Cartilha do Produtor (veja aqui), uma publicação de 24 páginas com orientações sobre os programas sanitários ligados à pecuária. O documento explica ainda as atribuições de todos os elos das cadeias produtivas, promovendo a consciência sobre responsabilidade compartilhada.

O assessor de política agrícola e meio ambiente da Fetag-RS Guilherme Velten Jr, explica que desta forma o produtor fica com informações claras e acessíveis sempre em caso de dúvida. “Chamamos a atenção sobre a importância da notificação de suspeitas. A cartilha tem uma parte dedicada somente a este aspecto, com todas as informações de contato com o Serviço Veterinário Oficial”, pontua.

Fonte: Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

2020-11-19 14:27:00

Comente
Relacionados

RESPONDER

Please enter your comment!
Por favor insira seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!
- Publicidade -

Mais Lidas

Comentários Recentes