O governador Eduardo Leite confirmou, nesta segunda-feira, que oito regiões seguem com a bandeira vermelha dentro do mapa final da 12ª rodada do Distanciamento Controlado. Das 14 regiões que foram definidas como risco alto para a Covid-19 no mapa preliminar, permanecem com a classificação: Porto Alegre, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Caxias do Sul. São as mesmas regiões que já eram consideradas áreas de alto risco de contaminação com o coronavírus da semana passada.
O gabinete de crise aceitou os pedidos de reconsiderações das regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Bagé, que retornam para bandeira laranja para esta semana. Os municípios de Morro Reuter, Arambaré, São Lourenço do Sul e Coronel Bicaco também apresentaram pleitos que foram definidos.
As regiões da bandeira vermelha devem seguir maiores restrições para prevenir o contágio a partir da meia-noite desta terça-feira até o dia 3 de agosto.
As oito regiões em bandeira vermelha agregam 252 municípios, com 7.199.739 habitantes. Dentre elas, 119 municípios poderão adotar medidas da bandeira laranja por não registrarem hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores a apuração. As cidades poderão adotar protocolos próprios para as atividades desde que mantenham atualizadas os respectivos sistemas de informações.
2020-07-27 16:54:21