Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (29), no gabinete municipal, o prefeito Favio Telis, acompanhado pelo vice-prefeito Rogério Cruz, pelo secretário de Educação e Desporto, Rafael Schneid e pelo vereador Enio Rigatti (MDB), recebeu um grupo de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), quando anunciou a criação do Centro Especializado de Atendimento ao Autista (CEAAU), carinhosamente chamado pelo prefeito de “Céu Azul”.
Na oportunidade, o prefeito assinou um decreto determinando a implantação desse serviço especializado, com funções multiprofissionais, com objetivo de estimular as capacidades e diminuir os sintomas mais graves do transtorno, como também qualificar o atendimento às crianças com TEA, oportunizando uma melhor qualidade de vida para as famílias.
Foram diversas reuniões desde o início do primeiro mandato do prefeito Favio Telis, na busca da implantação de um serviço que pudesse atender a demanda das crianças com TEA, com qualidade, sem a necessidade de deslocamentos para outros municípios. “Esse momento chegou e, hoje, estamos concretizando a criação do CEAAU, que terá a gestão conjunta das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, com ajuda de diversas entidades”, afirma Favio.
Segundo o prefeito de Jaguarão, o transtorno do espectro autista tem aumentado muito, preocupando pais, mães e sociedade em geral, principalmente pela dificuldade no atendimento e no diagnóstico precoce das crianças, fator fundamental para que se consiga trabalhar e entregar um serviço de qualidade. “Jaguarão continua avançando e com a criação deste Centro, iremos trabalhar o conjunto de todos os setores: educação, saúde e assistência social, proporcionando dignidade às famílias e condições de sociabilização, ensino e estudo para essas crianças”, diz Favio Telis.
Ao final da reunião, o prefeito convidou as mães para assinarem o documento de criação do CEAAU juntamente com o vice-prefeito, o secretário e o vereador. Foi um momento de extrema emoção, onde as mães se abraçaram comemorando a conquista.
Na segunda-feira (28), o prefeito de Jaguarão, na qualidade de rotariano, apresentou o projeto em reunião do Rotary Club Jaguarão e, na oportunidade, foi proposto a criação de um Fundo Municipal a fim de captar recursos para o desenvolvimento de ações de conscientização e ajuda para qualificação e manutenção do Centro Especializado de Atendimento ao Autista.
2022-03-29 17:13:40