“Na próxima semana Luis, nosso presidente, acaba de nos dizer que a ponte será aberta”, anunciou o alcalde de Rio Branco, Christian Morel, em uma transmissão ao vivo de sua conta no Facebook na rede social e pediu aos uruguaios para aquele lado da fronteira um “grande compromisso” com as medidas sanitárias.
Conforme indicado pelo alcalde, medidas foram tomadas para “liberar a ponte” desde outubro, nos últimos meses o Intendente de Cerro Largo, José Yurramendi, o senador Sergio Botana e a deputada Carmen Tort também se comunicaram com as autoridades governamentais a esse respeito.
Desde a última sexta-feira, o governo do Rio Grande do Sul ordenou a paralização dos controles da ponte Mauá, permitindo a passagem de uruguaios para Jaguarão, Segundo o portal de notícias La voz de Melo. O prefeito de Jaguarão, Favio Telis, disse que a proibição do trânsito prejudicou o comércio dos dois lados da fronteira e considerou que “é hora de priorizar a economia”, segundo declarações coletadas pela mídia.
“Espero que o Uruguai tenha sensibilidade para também abrir o controle sobre a ponte”, disse o prefeito, lembrando que espera uma resposta recíproca.
Diante da medida do governo brasileiro nesta sexta-feira, o Presidente da República, Luis Lacalle Pou, transmitiu a decisão de permitir a passagem de brasileiros para Rio Branco às autoridades departamentais e aos legisladores eleitos por Cerro Largo.
Autoridades departamentais estimam que as restrições à ponte Mauá serão relaxadas na próxima semana, informou a Telemundo.
Fonte: Notícias por el mundo