A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), realiza mais uma oficina do projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A Oficina Videoclipes conta com o designer de som Cleverton Borges como ministrante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 27 de maio, neste link.
A atividade será realizada, presencialmente, de 30 de maio a 10 de junho (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h, no auditório Luiz Cosme, localizado no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre).
“A proposta é abordar as etapas de produção de um videoclipe, saindo da ideia do papel para o videoclipe pronto. Vamos demonstrar como alinhar a música ao vídeo, buscando traços singulares na obra, que ajudem a ressaltar a temática da música alinhada ao vídeo. Analisaremos o impacto da MTV, Michael Jackson na indústria de videoclipes e a forma como as premiações televisivas de videoclipe aqueceram esse mercado”, declara Cleverton.
Programa
Aula 1 – O Começo dos Videoclipes
Aula 2 – Por que fazer um videoclipe?
Aula 3 – Impacto dos anos 90 na produção
Aula 4 – Conceito de Álbum Visual
Aula 5 – Música e Roteiro
Aula 6 – Estudo de referências
Aula 7 – Conceitos estéticos
Aula 8 – Pré-produção e Produção
Aula 9 – Como alinhar os conceitos de Pré e Pós-
produção
Aula 10 – A entrega do conteúdo e melhores formas de
distribuição
Ministrante
Cleverton Borges é formado em Produção Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Diretor, roteirista, técnico de som e produtor, dirigiu os videoclipes da artista Cristal. Trabalha no setor audiovisual desde 2014, onde atua em projetos marcantes como o filme O Caso do Homem Errado (2016), da diretora Camila de Moraes; A Palestina brasileira (2017), do diretor Omar L. de Barros; e A Tomada da Casa do Povo (2015), do diretor Alexandre Guilhão.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal, com apoio do Instituto Estadual de Música, da Casa de Cultura Mario Quintana (equipamentos de Cultura da Sedac) e do Sistema Estadual de Cultura.