Por Fernanda Cassel
Na noite deste domingo (12) conversamos em dois momentos com o dirigente e Pastor da Igreja Brasil para Cristo de Jaguarão, Fernando Brandão. O Pastor e sua Esposa foram até a casa do radialista Rubayat Leitzke e após nossa reportagem fez contato telefônico com ele. Na pauta as notícias sobre o possível ponto de contágio dos casos positivos de coronavírus em Rio Branco, ter ocorrido durante uma reunião religiosa na Igreja evangélica de Jaguarão.
A informação foi anunciada pela manhã de sábado em Conferência de Imprensa de Cerro Largo, pela Diretora Departamental de Saúde, Dra. Mariela Anchen e amplamente divulgada pela imprensa nacional uruguaia e também de Jaguarão. O assunto também foi comentado em entrevista à jornalista Silvia Techera por um familiar do idoso de 86 anos, primeiro caso positivo de Rio Branco, que infelizmente faleceu.
De acordo com os esclarecimentos do Pastor Fernando quem participava como membros da igreja era o filho, a nora e as netas do idoso. Ele diz que há cerca de 14 ou 15 dias a família não esteve mais nas reuniões “por não sentirem-se bem” (sic).
Ele destaca que no dia 29 de junho esteve na casa da família para fazer uma oração e que 3 ou 5 dias após ele soube que o idoso havia testado positivo.
O Pastor foi procurado na tarde de sexta-feira (10) por uma médica do Uruguai e às 19h esteve em Rio Branco para coletar material para análise de Covid-19. Ele foi orientado a ficar em casa até sair o resultado do exame.
Conforme havíamos informado ontem em nossa reportagem a Prefeitura não sabia da situação até o início da tarde de sábado . O Pastor explicou que procurou a Vigilância após as notícias sobre as suspeitas circularem. Ele conta que para comunicar a Saúde de Jaguarão ele estava aguardando o resultado do exame, o qual deu negativo. Após a repercussão do caso e do conhecimento da Vigilância ele foi orientado, na parte da tarde, pela Chefe da Vigilância a comparecer no Centro de Triagem do Theatro Esperança , onde fez um teste rápido que também teve resultado negativo.
Ele obsrerva que foram tomadas algumas medidas pelo Município, como o cancelamento do culto de hoje e o monitoramento de todas as pessoas que estiveram no culto do dia 28 de junho.
O Pastor faz questão de ressaltar que já passaram 14 dias do contato com essa família e que nenhum membro da igreja apresenta qualquer sintoma.
Diante de toda a repercussão do caso o Pastor Fernando, explica que as reuniões da igreja tem duração de 1 hora e 1 hora e 30 minutos, com redução de público, respeito ao distanciamento, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e também detergente e toalhas de papel para a higiene das mãos dos fiéis.
Em Live hoje a noite o Pastor criticou o julgamento das pessoas e pediu solidariedade a família enlutada e que está em isolamento em Rio Branco, recuperando-se da doença.
Texto e imagem:
@NANDACASSELREPORTER
@VARIEDADESDORUBA
Fonte: Programa Variedades do RUBA
[publish_date]
Data da Publicação Original :2020-07-12 21:57:43