No sábado (04), as atenções do público tradicionalista da região estiveram voltadas para a Cidade Heroica, onde tivemos a geração e a distribuição da Chama Crioula da 21ª Região Tradicionalista do RS.
No ano em que o Rio Grande do Sul comemora os 200 anos de Anita Garibaldi, personagem marcante na história do Estado, os festejos farroupilhas destacam a valorização da mulher gaúcha.
Na abertura do ato, nas margens do rio Jaguarão, o prefeito municipal Favio Telis, o coordenador da 21ª RT, Milton Sérgio Ribeiro Vaghetti e a idealizadora do evento, Silvânia Affonso manifestaram-se fazendo referência ao evento e dando boas vindas para todas as delegações de Jaguarão e de outros municípios que integram a solenidade que simboliza o início das atividades de comemorações na Semana Farroupilha.
AUTORIDADES
O prefeito de Jaguarão, Favio Telis, anfitrião do evento, recepcionou e destacou as presenças do coordenador da 21ª Região Tradicionalista, Milton Sérgio Ribeiro Vaghetti, da 1ª prenda da 21ª RT, Mileni Almeida, do presidente da Azonasul, Vinicius Pegoraro (prefeito de Canguçu), dos prefeitos Bebeto Perdomo (Pedras Altas) e Márcio Porto (Piratini), e do vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura. Também dos vereadores jaguarenses Enio Rigatti e Cristiano Cardoso, dos secretários municipais, Leandro Dutra (Secult/Jaguarão) e Lindolfo Holdefer (Desenvolvimento Rural/Jaguarão), Caroline Caetano (Secretária Municipal de Cultura,Turismo, Desporto e Lazer/Piratini), do patrão do CTG Lanceiros da Querência Bernardino de Armas, Roberto Pinto, do Sargento Irany, representando o Corpo de Bombeiros de Jaguarão e de diversas lideranças do tradicionalismo na região.
O evento tradicionalista foi marcado por dois momentos: geração e distribuição da Chama Crioula.
GERAÇÃO
A geração da Chama Crioula se deu no início da manhã, dentro da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, quando foi apanhada uma centelha de uma vela que se encontra no altar. A tradicionalista Hétie Faria foi a encarregada de conduzi-la, a cavalo, descendo pela Avenida 27 de Janeiro até o Cais.
Uma linda produção, nas margens do rio Jaguarão foi preparada para o evento que teve a coordenação da tradicionalista Silvania Affonso. Mulheres que exercem diferentes profissões foram convidadas a participar do cenário, simbolizando o tema instituído pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para o ano de 2021 – Bicentenário de Anita Garibaldi.
Após o ato realizado no local considerado um dos cartões postais da cidade, contemplando as belezas da Ponte Barão de Mauá, do novo visual da orla e a magnitude do histórico rio Jaguarão, os cavalarianos conduziram a Chama Crioula até o CTG Lanceiros da Querência Bernardino de Armas, onde aconteceu um almoço de confraternização.
DISTRIBUIÇÃO
No período da tarde as atividades tiveram como palco, o Parque do Sindicato Rural de Jaguarão, quando as centelhas da Chama Crioula foram distribuídas às comitivas que ali estavam, representando seus municípios. Arroio Grande, Canguçu, Herval, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini e de Jaguarão receberam a centelha da Chama Crioula para ser conduzida para suas comunidades e darem início a Semana Farroupilha.
Durante o ato, houve uma homenagem póstuma ao ex-coordenador da 21ª RT, Clementino Carlos Goulart da Fonseca, falecido em junho deste ano. Em sua trajetória dentro do tradicionalismo recebeu inúmeros reconhecimentos e comendas, tornando-se um ícone tradicionalista. Fundador e comandante do Piquete O Vanguardeiro, o qual tem o objetivo de demarcar os principais pontos históricos do RS, sempre a pata de cavalo, homenageando os feitos da epopeia riograndense, deixando uma placa de bronze como forma de imortalizar o solo sagrado do Rio Grande. Foram 27 anos comandando o piquete e tendo ainda sob sua responsabilidade a patronagem do CTG Sinuelo (1983/1984) e a coordenação da 21ª RT (1984/1985).
O município de Jaguarão, por intermédio de seu prefeito Favio Telis fez referências ao homenageado e entregou uma placa para a esposa do senhor Clementino, que se encontrava no evento, rodeada por filhos, netos e bisnetos. De igual forma, a 21ª RT, por seu coordenador, também oficializou as homenagens com a entrega de uma placa.
O evento recebeu diversos elogios dos participantes, no que se refere a organização e disciplina no protocolo relativo as medidas de segurança adotadas pela Vigilância Sanitária de Jaguarão. Mesmo com o curto prazo para a realização da solenidade, as equipes da Secult e da 21ª RT trabalharam intensivamente para a concretização da cerimônia tradicionalista. O prefeito fez questão de destacar o trabalho de seu secretário Leandro Dutra e da adjunta Evanice Marques da Rocha que juntamente com toda a equipe da Secult e a parceria da idealizadora do evento, Silvania Affonso que não mediram esforços para que a Geração e Distribuição da Chama Crioula no município fosse concluída com sucesso.
O ato culminou com a entrega da centelha da Chama Crioula, realizadas pelo prefeito Favio Telis e pelo coordenador Milton Vaghetti, para delegações dos municípios acima citados. A partir dali, iniciaram-se as cavalgadas, rompendo os limites dos municípios da região, até que a Chama Crioula seja assentada nas comunidades que darão prosseguimento nas suas programações de comemorações da Semana Farroupilha.