Desde o início da pandemia da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Jaguarão vem trabalhando, incansavelmente, nos cuidados de prevenção à doença, sempre pensando no futuro.
Através da sua secretaria de Saúde, adquiriu câmaras conservadoras de imunoderivados para o acondicionamento das doses de vacinas, acreditando que em algum determinado momento, iriam ser disponibilizadas aos municípios. Esse momento chegou e o município de Jaguarão está em condições de receber e acondicionar doses para toda a população de uma só vez. “Sabemos que as doses chegarão fracionadas ao município, mas nos preparamos para receber cerca de 30 mil doses, pois contamos com 10 câmaras conservadoras, com capacidade para 3 mil doses cada”, explica a secretária de Saúde, Gilcelli Machado.
Segundo o vice-prefeito Rogério Cruz, que durante grande parte do ano passado, além de ser o secretário de Saúde, coordenou o Comitê de Crise do Covid-19 no município, os investimentos na área da saúde tiveram prioridade para as questões da pandemia. “Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já haviam sido dotadas de câmaras conservadoras em 2018 e, no ano passado adquirimos mais três câmaras para atender a demanda da pandemia da Covid-19”, diz o vice-prefeito destacando que o município dispõe de profissionais para a aplicação da vacina.
O prefeito Favio Telis salienta que aguarda uma definição do Governo do Estado para saber que quantidade de doses serão entregues ao município, nesta primeira remessa e qual a logística para o recebimento das mesmas.” Assim que recebermos as doses iniciaremos, imediatamente, o processo de imunização de acordo com o Plano Estadual de Vacinação do RS e suas priorizações”, informa o prefeito esperando que essa quantidade possibilite vacinar o primeiro grupo de prioritários.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
[publish_date]