Estão abertas as inscrições para a segunda turma da oficina de Audiovisual para Celular, a ser realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), com apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e Sistema Estadual de Cultura. A atividade será ministrada pela jornalista, professora e diretora de projetos audiovisuais, Thais Fernandes. As vagas são limitadas a 40 participantes e os interessados podem se inscrever gratuitamente, até o dia 03 de abril, neste link.
Para participar da oficina é indispensável que o interessado leve celular com câmera e espaço na memória, além do aplicativo CAPCUT instalado. O software pode ser adquirido, sem custos, através deste link.
A oficina propõe transformar o conhecimento audiovisual dos participantes em ferramentas narrativas. “Hoje em dia todo mundo entende de linguagem audiovisual. Mesmo que a gente não saiba o nome de um plano ou de um movimento de câmera, contar histórias com imagens faz parte do nosso cotidiano. O celular é uma das formas mais acessíveis para colocar em prática a nossa criatividade cinematográfica”, afirma Thais.
O curso integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande e será realizado de 04 a 13 de abril (de segunda a sexta-feira), das 9h às 12h. A atividade é presencial, no Laboratório Iecine Odilon Lopez, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre).
Programa
– Introdução à linguagem cinematográfica – Aula teórica sobre o início da história do cinema até os dias de hoje
– Introdução à montagem/edição – Aula teórico-prática sobre a principal ferramenta da linguagem audiovisual
– Noções gerais do aplicativo CAPCUT – app gratuito para celular que será usado para exercícios práticos de aula
– Compartilhando referências – aula voltada para a catalogação de referências audiovisuais dos alunos e exercício de análise coletiva de conteúdo
– Introdução ao roteiro audiovisual
– Definição de projetos finais e noções de decupagem
– Construção de roteiro de vídeos finais
– Gravação e edição dos projetos e apresentação final
Ministrante
Thais Fernandes é formada em jornalismo pela PUCRS. Desde 2007 trabalha como montadora e diretora de projetos audiovisuais para televisão e cinema. Atua também no teatro, como dramaturga e diretora, focada atualmente em projetos para o público infantil.
De 2007 a 2009 foi coordenadora de finalização do Núcleo de Programas Especiais da RBSTV, e, em 2008, participou do trailer de realização de documentários da EICTV, Cuba. Em 2009 trabalhou como assistente de montagem na Casa de Cinema de Porto Alegre, participando das séries Fantasias de uma Dona de Casa e Família Brasil, ambas exibidas na RBSTV, e Que exploração é essa?, exibida no Canal Futura.
No ano de 2016, fez primeiro documentário interativo como diretora – Um Corpo Feminino – foi selecionado para o IDW / Interactive Documentary Workshop – Visions Du Réel 2016. O projeto virou curta em 2018 e circulou por diversos festivais no Brasil e no mundo.
Em 2020, Thais lançou Portunõl, seu primeiro longa metragem – vencedor do prêmio de melhor longa-metragem gaúcho do 48º Festival de Cinema de Gramado.
Revelando o Rio Grande
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura do governo federal.