Outono começou com tudo! A primeira semana em relação a data astronômica já nos apresentou dois sistemas frontais e duas massas de ar frio que influenciaram o centro-sul do país. Sendo os últimos eventos de precipitação intensos e volumosos.
Essa incursão de sistemas frontais e de massas de ar frio irá continuar. O próximo evento está marcado para começar em meados desta semana, com uma frente fria levando potencial para novos temporais e uma massa de ar frio que irá derrubar de fato as temperaturas e proporcionar o evento de frio mais intenso até o momento.
Avanço de frente fria e alerta de temporais
Desta vez a frente fria não se forma sobre a Região Sul. O sistema avança pelo Uruguai na noite desta terça-feira (29), favorecendo as primeiras pancadas, relâmpagos e temporais no Sul, Campanha e até mesmo na região Central do Rio Grande do Sul.
Até o momento, trata-se de um sistema que avança rápido e na madrugada de quarta-feira (30) já influencia na porção norte do estado. No decorrer do seu deslocamento há alerta para temporais e chuvas intensas. Em virtude do seu deslocamento e do contraste térmico, não se descarta a ocorrência de uma linha de instabilidade.
Avanço da frente fria traz potencial para novos temporais e não se descarta um novo episódio de linha de instabilidade na Região Sul.
No período da manhã, a frente fria diminui a velocidade de deslocamento atuando entre o Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade na metade norte gaúcha, no meio-oeste e sul catarinenses. No oeste e sudoeste do Paraná, há a possibilidade de temporais.
No período da tarde, o deslocamento continua e a frente fria avança até o estado de Santa Catarina. Chuvas intensas e temporais deixam alerta para todas as regiões do território catarinense, com chuva iniciando na região norte entre o meio e o fim do período. Assim, espera-se uma condição chuvosa para as demais regiões, bem como para o norte do Rio Grande do Sul. Para o Paraná, as chuvas também aumentam e se espalham pelo oeste, sul, centro-norte, atingindo o leste mais para o início da noite. Não se descarta a ocorrência de eventos extremos.
Na quinta-feira (31) e na sexta-feira (01), a frente fria atua na Região Sudeste entre o estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, o que influencia o tempo também em parte de Minas Gerais.
A tendência é de que as chuvas mais volumosas ocorram no leste paulista e no território fluminense. Há potencial para novos eventos volumosos. Para o interior, um padrão mais isolado, que não se descarta a ocorrência de temporais pontuais. No entanto, essa condição ainda se trata de uma tendência, ganhando melhor definição e certeza no decorrer da semana.
Massa de ar frio e o maior evento até o momento
Com o deslocamento da frente fria, uma massa de ar frio avança pela Região Sul e trata-se da mais intensa até o momento. O evento irá proporcionar uma sequência de madrugadas frias a partir da próxima quinta-feira (31), mas o ar frio já iniciou sua incursão pelo Rio Grande do Sul na tarde de quarta-feira (30). O ar frio domina a Região Sul durante a quinta-feira (31) e consegue chegar até o Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Madrugadas frias a partir de quinta-feira até o fim de semana, com mínimas abaixo de 10°C e podendo chegar a 0°C na Serra Catarinense.
Grande parte dos municípios do Rio Grande do Sul, do Planalto e Oeste catarinenses e sul do Paraná devem registar mínimas em torno dos 10°C na quinta-feira (31) e na sexta-feira (01), há a possibilidade de temperaturas próximas dos 3°C e 4°C nas regiões serranas. Na Serra Catarinense, as mínimas podem chegar a 0°C. O primeiro evento de geada do outono pode ocorrer nos próximos dias.
Para o leste de São Paulo, sul mineiro e o Rio de Janeiro, o ar mais frio mais o tempo nublado e chuvoso proporcionam uma baixa variação da temperatura, que não deve passar dos 22°C e não deve ficar abaixo dos 17°C.
Tiago Robles
Fonte: Tempo.com – Meteored
2022-03-28 06:51:24