Expectativa de grande movimento neste domingo para vacinar toda a população jaguarense acima dos 18 anos de idade
O intenso movimento registrado no sábado (17), no Ginásio Municipal de Esportes Dario de Almeida Neves- Ferrujão resultou em 2.690 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19 para moradores de Jaguarão, com idade acima dos 18 anos.
Desde o clarear do dia, imensas filas já se formavam no entorno do Ferrujão, tanto de automóveis (drive thru) quanto de pessoas a pé. No início dos trabalhos, as equipes da Secretaria de Saúde tiveram um pouco de dificuldades para organizarem as filas, mas em questões de minutos, as atividades fluíram normalmente e, todos que foram ao ginásio receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Pela demanda atendida (2.690 pessoas), a coordenação da vacina considerou como excelente a dinâmica das equipes de trabalho. “Foi um trabalho bastante cansativo, sem interrupção, durante todo o dia, porém realizado com muito amor e dedicação pelas nossas equipes”, salienta Rogério Cruz, vice-prefeito e coordenador da vacinação em Jaguarão.
Com equipes formadas por profissionais exclusivamente ligados à Secretaria da Saúde do município (enfermeiros, técnicos, agentes administrativos, integrantes da Vigilância Sanitária, etc), haviam mais de 20 profissionais aplicando as doses de imunizantes, dentro do ginásio e, na rua, no sistema drive thru e número expressivo de servidores realizando cadastros e controlando a movimentação das pessoas.
O prefeito Favio Telis e o vice-prefeito Rogério Cruz acompanharam os trabalhos de vacinação no sábado e só deixaram o local após a última pessoa receber a vacinação. O vice-prefeito é sempre o primeiro a chegar no local e acompanha a montagem da logística de drive thru, quando ainda está clareando o dia, realizada pelos militares do 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, a quem Rogério Cruz não cansa de elogiar e agradecer a parceria.
Em manifestação pública, o prefeito reconhece o entendimento do Governo Federal que atendeu às solicitações dos municípios de fronteira, destinando quantidades extras de vacinas para as populações dessas áreas, que são as entradas e saídas do país, sempre com intensa movimentação de pessoas. Salientou sua satisfação em ver a felicidade dos jaguarenses que receberam a primeira dose da vacina. “É um momento de grande importância para nossa população, uma das maiores alegrias registradas nesse período de pandemia, essa vacinação em massa, realizada no dia de hoje (sábado) e que terá prosseguimento amanhã (domingo). Isso não tem preço”, diz Favio Telis, destacando o trabalho realizado pelo vice-prefeito Rogério Cruz na coordenação da vacinação no município.
Já o vice-prefeito, salienta que essa ação não é um privilégio de Jaguarão e, sim de todos as áreas fronteiriças do país, mas garante que houve sim, uma manifestação forte dos setores de saúde dos municípios de fronteira para que houvesse um plus na vacinação dessa gente. Jaguarão recebeu mais de 5 mil doses extras, que chegaram no município na sexta-feira (16) a tardinha, quando as equipes da Secretaria de Saúde tiveram que trabalhar à noite, para organizar os lotes, e já no início da manhã de sábado (17) estivesse tudo organizado e disponibilizado para aplicar vacina. “Como tenho dito: vacina é para estar no braço das pessoas… por esse motivo não medimos esforços para atender nossa gente de maneira rápida e eficaz, como tem sido desde o início da vacinação”, informa Rogério Cruz evidenciando sua alegria e satisfação com o trabalho de suas equipes.
O momento impar que está sendo vivido pelo município, despertou o interesse da imprensa gaúcha, quando os grandes agentes de notícias do Estado, buscam informações a todo o momento, inclusive com duas redes de TV (RBS e SBT) fazendo trabalho diretamente do local de vacinação em Jaguarão, oportunidade em que o prefeito Favio Telis, o vice-prefeito Rogério Cruz e a coordenadora do Setor de Imunizações, enfermeira Sabrina Moreno concederam entrevistas para programação em rede nacional.
Os trabalhos de vacinação prosseguem neste domingo, até às 14h no Ferrujão onde existe a expectativa de mais um grande número de pessoas comparecerem para que sejam atingidos os objetivos da coordenação da vacinação que é a aplicação da primeira dose, contra a Covid-19, em toda a população acima dos 18 anos de idade.