Está disponível no site da Secretaria da Saúde, a partir desta quarta-feira (1/9), o formulário de adesão à Rede Bem Cuidar RS, para que os gestores municipais que tiverem interesse em integrar o programa indiquem qual unidade de saúde de equipe de Saúde da Família (eSF) irá se beneficiar com os recursos.
Durante visita do ministro da Saúde e da secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, a Gramado no último sábado (27/8), o município assinou um Termo de Compromisso em integrar a Rede Bem Cuidar RS. O posto escolhido para participar do projeto foi a eSF Nailor Nilton Balzaretti, no bairro Pórtico II. Outras cidades que também demonstraram interesse no projeto foram Itaqui, Nova Pádua ,Travesseiro, Santo Expedito do Sul e Cidreira, entre outras.
O formulário de adesão ficará disponível para ser preenchido pela gestão municipal até dia 1º de outubro no site saude.rs.gov.br/rbcrs.
“A Rede Bem Cuidar RS vem com um potencial muito grande de romper com um modelo de gestão de oferta para um modelo de gestão da saúde da população. Isso significa colocar a saúde da população no centro das demandas e da tomada de decisão”, falou a coordenadora da Divisão de Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Laura Ferraz.
O que é a Rede Bem Cuidar RS
Lançado no dia 23 de agosto, o programa Rede Bem Cuidar RS busca qualificar o atendimento das equipes de Saúde Família (eSF) no RS e ampliar o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de um recurso de R$ 30 mil para implantação do programa na unidade escolhida e R$ 8 mil mensais para custeio.
Esta é uma abordagem nova no atendimento à saúde, e permite que cada posto de saúde que aderir à Rede possa planejar ações que sejam resolutivas às demandas trazidas pela comunidade, fazendo com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local.
A experiência da Rede Bem Cuidar iniciou em Pelotas, com a ideia de colocar o olhar da gestão dos recursos públicos para população, equipe de saúde, gestor municipal e gestor estadual.
Cada município poderá escolher uma equipe de Saúde da Família (eSF) para participar do programa.
“A ideia da Rede Bem Cuidar RS é construir soluções com e para a comunidade. É para eles que existem os serviços, e, por isso, queremos trazê-los para mais perto das decisões, focando na promoção à saúde e na prevenção. É difícil dizer quando uma vida foi salva por uma medida de prevenção, mas com certeza, os postos de saúde são autênticos protetores das vidas das pessoas”, disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.
Fonte: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul
2021-08-31 09:02:00
www.saude.rs.gov.br