A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, órgão responsável pelo funcionamento do Canil Municipal, vem por meio desse, em vista das notícias veiculadas sobre a falta de ração no Canil Municipal de Jaguarão, esclarece que:
– O canil de Jaguarão não ficou nenhum dia sequer sem alimentação para os animais, ou seja, o processo de licitação das rações é feito anualmente, e no final de fevereiro de 2021, novamente foi licitado, no entanto, os animais do canil não ficaram nenhum dia sem alimentação. Prova disso é que nos últimos meses o canil recebeu a fiscalização de vereadores, e em todas as vezes constataram a existência de alimentação, prova disso, foram as postagens dos vereadores que em momento algum se manifestaram neste sentido, fazendo qualquer tipo de pedido de informação formal para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
– A Cooperativa de Lãs Mauá, cede ao Canil espaço para depósito de ração, sendo que nas segundas-feiras é de lá retirado e levado ao Canil a quantidade necessária para a semana. Sendo assim, se a fiscalização chegar ao final da semana, com certeza haverá menos quantidade do que no início da semana. Quanto a liberação de animais, todo e qualquer animal liberado pelo Canil passa pela avaliação do Veterinário responsável e, de forma alguma, é liberado se não tiverem em plenas condições clínicas.
– No que se refere a imagem veiculada de um cão crioulo (tatuagem Z137) após denúncia o mesmo voltou ao canil e lhe foi feito exame de sangue, o que se apresenta e corrobora a tese do veterinário responsável, de que o animal de forma alguma estava fraco. Também, quando recolhido ao canil novamente, foi constatado que o animal se levantava e estava com adequada força. Conforme Veterinário, o animal de forma alguma estava com Miíase (bicheira) na orelha, quando liberado, uma vez que somente são libertados em perfeitas condições clínicas. Afirma-se que as alegações veiculadas não são verdadeiras e desprovidas de qualquer comprovação técnica.
– Quanto ao cão preto (tatuagem A002), que apresentava uma lesão, alegada Miíase, o Veterinário explica que este animal entrou no Canil no dia 08/01/2021, com uma Miíase de tamanho grande, no entanto, foi tratado, castrado no dia 19/01/2021, e após completa cicatrização da lesão foi liberado. Porém o que acontece é que como a lesão no prepúcio foi bastante extensa e a pele não recobre completamente o pênis do animal, sendo que o que se visualiza é parte da mucosa do pênis e não mais nenhuma lesão (Miíase).
– A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, mantêm o Canil em prefeitas condições de funcionamento, foi feito grande investimento em medicamentos; ração, veterinários que dão suporte ao Canil em caso de urgência e emergência; investe-se na infraestrutura do local, tudo em prol do bem estar dos animais. Salientando que o Canil Municipal de Jaguarão nunca esteve em tão boas condições como se apresenta hoje.
– Frisa-se que os animais que são levados ao canil, são tratados, posteriormente castrados e tatuados e, se, em condições, retornam para os locais de origem.
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguarão
2021-03-03 13:53:30