domingo, março 26, 2023
InícioComunidadeNovas obras para a hidrovia entre Uruguai e Brasil: construção de ponte...

Novas obras para a hidrovia entre Uruguai e Brasil: construção de ponte sobre o Rio Jaguarão e dragagem da Lagoa Mirim foram confirmadas.

Novas obras para a hidrovia entre Uruguai e Brasil: construção de ponte sobre o Rio Jaguarão e dragagem da Lagoa Mirim foram confirmadas.
A construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão foi anunciada como parte do pacote de iniciativas conjuntas entre Brasil e Uruguai em março de 2023. A travessia terá 150 metros e irá facilitar a integração entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado uruguaio. O anúncio do início do processo licitatório para a construção da nova ponte foi feito em uma declaração conjunta dos governos dos dois países, emitida após reunião bilateral. A expectativa é que a licitação seja aberta em até 60 dias a partir da data da declaração, ou seja, até o início de maio de 2023. A nova ponte irá substituir a atual ponte em Jaguarão, que se encontra em más condições e não é adequada para o volume de tráfego atual na região. A reforma da Ponte Internacional Barão de Mauá, que faz a ligação entre Brasil e Uruguai na mesma região, também foi contemplada na declaração conjunta. A construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão é vista como uma medida importante para melhorar a integração e a logística na região da fronteira entre Brasil e Uruguai, beneficiando as atividades econômicas e o desenvolvimento local.

A Ponte Internacional Barão de Mauá

A Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga a cidade brasileira de Jaguarão à uruguaia Rio Branco, é uma das principais ligações rodoviárias entre Brasil e Uruguai. Inaugurada em 1930, a ponte foi construída em ferro, com cerca de 1.098 metros de comprimento, e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Com o aumento do fluxo de veículos e cargas ao longo dos anos, a Ponte Barão de Mauá se tornou uma preocupação para os governos brasileiro e uruguaio, já que não suporta mais o tráfego intenso da região. A ponte é considerada uma estrutura bastante antiga e, portanto, precisa de manutenção constante para continuar operando. Diante disso, em 2023, o governo uruguaio se comprometeu a reformar a Ponte Barão de Mauá como parte do acordo assinado com o Brasil para fortalecer a integração e a infraestrutura na fronteira entre os dois países. A obra visa garantir a segurança da ponte e permitir a circulação de veículos com peso superior ao que é permitido atualmente. A reforma da Ponte Barão de Mauá é uma importante obra de infraestrutura na região, pois a ponte é uma das principais rotas de comércio entre Brasil e Uruguai, além de ser um importante ponto turístico da fronteira. Com a reforma, espera-se que o trânsito na região seja mais ágil e seguro, beneficiando os moradores e as empresas que dependem do tráfego rodoviário na região.

Correio do Povo do dia 18 de outubro de 1921, quinta-feira, noticiava:

A ponte sobre o rio Jaguarão – A estrada de ferro internacional 

Rio, 16 – Na conferencia que teve com o presidente da Republica, o sr. Sampognaro, comissario do Uruguay na commissão mixta para a demarcação das nossas fronteiras com aquelle paiz comuniccou a s. ex. estarem concluidos os trabalhos sobre o importante assumpto de que a mesma commissão está incumbida. Consiste este no projecto referente á construcção, pelo Uruguay de uma ponte sobre o rio Jaguarão, ligando a cidade do mesmo nome á villa oriental de Rio Branco. Essa ponte será a maior da America do Sul, está orçada em um milhão de pesos ouro, e deverá ser atravessada pela estrada de ferro que o Uruguay se obriga a construir, já que o Brasil perdoou a sua divida.

A Ponte Internacional Barão de Mauá foi concluída em 1930 com o objetivo de saldar uma dívida do Uruguai com o Brasil. Na época, o Uruguai estava em crise financeira e não conseguiu pagar uma dívida que tinha com o Brasil. Então, o governo brasileiro propôs a construção de uma ponte como forma de pagamento da dívida. A construção da ponte foi, portanto, uma forma de solucionar um impasse financeiro entre os dois países, além de ter sido importante para facilitar a integração e o comércio entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e de Rio Branco, no Uruguai.

Comente
Relacionados
- Publicidade -

Mais Lidas

Comentários Recentes