05.01.2021 |
INTERNACIONAL – por Cleiton Evandro dos Santos – AgroDados/Planeta Arroz – com agências
O arroz proibido chega até Kombankuzhy Padasekharam
Plantas de arroz com panículas violetas são a nova atração do Kombankuzhy Padasekharam (arrozal) na Índia. Essas panículas são da variedade de arroz Black Jasmine, cultivada por Nayanan CC, um funcionário do Departamento de Saúde que trabalha com cultivo de arroz.
Ele está cultivando a variedade de arroz, conhecida por suas propriedades medicinais, em um acre de terra arrendada. Ele semeou a semente há dois meses e a colheita está prevista para fevereiro.
Nayanan diz que seu objetivo é popularizar variedades de arroz com propriedades medicinais.
“Na Índia, o arroz preto com vários benefícios para a saúde é cultivado principalmente em Manipur, Bengala Ocidental e alguns estados do nordeste. Quando fiquei sabendo dos benefícios, resolvi cultivar na safra do puncha ”, conta.
Ele obteve 25 kg de sementes de arroz Black Jasmine de um fazendeiro em Wayanad. Está sendo cultivado de forma orgânica. “O fazendeiro relutou em dar as sementes, dizendo que elas poderiam não germinar em nossas condições. A germinação foi de fato difícil. Eu havia embebido as sementes em água por várias horas e repetido o processo algumas vezes antes de germinarem. O arroz preto pode ser cultivado em nossas condições, com pequenas mudanças no processo de germinação ”, diz o Sr. Nayanan, um residente do bairro de Thirumala no município de Alappuzha.
O arroz preto, também conhecido como ‘arroz proibido’, é rico em nutrientes e tem uma cor escura profunda. Ele ficará roxo profundo quando cozido devido ao alto nível de antioxidante chamado antocianina. Estudos também revelaram que a variedade de arroz contém fibras e tem propriedades antiinflamatórias.
Além do arroz preto, ele também está cultivando as variedades Rakthashali e Krishna Kamod em outro meio acre no Kombankuzhy Padasekharam, que está espalhado por 110 acres.
Resistência a inundações
Em agosto de 2020, Nayanan CC atingiu as manchetes depois que a variedade de arroz Rakthashali, cultivada por ele em meio acre, resistiu a três semanas de enchentes.
O Kombankuzhy Padasekharam foi inundado em 7 de agosto após uma forte chuva. Quando as águas baixaram após três semanas, os arrozais cultivados em 109,5 acres (variedade Uma) foram destruídos. Embora o campo onde ele semeou Rakthashali também tenha sido inundado, a variedade de arroz resistiu à enchente, para surpresa de agricultores e especialistas em agricultura. Em novembro, o arroz foi colhido manualmente na presença de fazendeiros, cientistas e ambientalistas.
2021-01-05 00:00:00