O recente aumento do número de casos suspeitos e confirmados de covid-19 após as festas do Natal e do Réveillon em Jaguarão já acendeu o sinal de alerta das autoridades municipais. Segundo o painel oficial do Município, atualizado hoje (04/01), já são 57 casos ativos, 69 exames em análise no Lacen e 171 pessoas monitoradas pelo sistema de Saúde Pública. A expectativa de que isso poderia ocorrer, inclusive, impediu o fechamento do Centro de Triagem de Sintomas Gripais, no final de novembro.
A boa notícia é que o momento atual é muito diferente de outras crises já vividas, pois o município comemora hoje noventa e três dias sem registrar nenhum óbito causado pela covid-19. Também é notável o número reduzidíssimo de internações na ALA Covid da Santa Casa de Caridade: apenas duas nesse mesmo período. E cada uma não durou mais do que quatro dias.
Brasil-Uruguay
[coronar-card countries=”Brazil, Uruguay”]
O grande êxito das campanhas de vacinação promovidas pelo Poder Público também traz um alento: 81,05% da população já recebeu uma dose, 71,93% recebeu duas doses ou a dose única e 20,58% até já ganhou o reforço. Outras medidas, entre elas o distanciamento social, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos, o uso de máscaras e o isolamento de casos suspeitos de covid-19 contribuem para a maior segurança da população.
O vice-prefeito de Jaguarão, Rogério Cruz, estima que a vacinação já esteja com índices maiores. “Temos mais 10% de vacinados no Uruguai, com dupla cidadania, que não estão computados em nosso sistema,”, lembra ele. “Nossa estimativa é de que estejamos com 91% da população vacinada com uma dose e 81% vacinada com as duas doses,” acrescenta.
Fonte: Santa Casa de Caridade de Jaguarão
2022-01-04 17:14:24