Pelas boas condições que o Uruguai tem para enfrentar o coronavírus, é que muitos estrangeiros querem chegar a este país e presumem que o número de migrantes que estão entrando continuará aumentando e os cuidados sejam tomados.
Conforme explica o diretor do Sistema de Emergência Nacional (Sinae), Sergio Rico, as autoridades sanitárias estão preocupadas com o aumento exponencial do número de estrangeiros que entram no Uruguai, principalmente pela fronteira terrestre do departamento de Rivera com o Brasil.
Embora as fronteiras permaneçam fechadas, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) disse que 13 vezes mais estrangeiros entram em Rivera do que em dezembro do ano passado, explicou Rico em entrevista ao Canal de TV Telenoche 4 e destacou que “isso leva a toda uma logística que a pessoa que costuma vir sem o PCR tem que esperar na fronteira para fazer e lá esperar sete dias após a quarentena para fazer o segundo teste novamente ”.
“O Uruguai tem características especiais na região para que outros países queiram vir, por isso temos cada vez mais medidas a cumprir para estar mais perto desse imigrante e que ele não passe por nosso país livremente sem controles de saúde”, disse o diretor do Sinae.
Explicou que o Sinae colabora com a Rivera CECOED “na procura de alojamento, articulando a logística da alimentação e é mais um desafio porque assumimos que o público migrante que entra vai continuar a aumentar”.