Pelas ruas de Jaguarão – 5O AsiloNa confluência de duas outras “ruas militares”: Rua Mal Deodoro com a Rua Gen Menna Barreto, situa-se o “Asilo dos Velhinhos”, como lhe chamávamos, ou a Associação Beneficente Coronel Augusto César de Leivas. Como se percebe, sobra nome militar para todos os lados e nem poderia ser diferente, afinal, esta urbe nasceu dum acampamento militar. Foi no longínquo ano de 1802, quando se acampou a tropa comandada pelo Tenente-coronel lusitano, Manuel Marques de Sousa. Bem, mas aí, já é outra história. Além do mais, era no tempo da diplomacia da espada e da pólvora, assim foi demarcada esta linha-fronteira, antes de se sentarem à mesa e a pena e o tinteiro funcionarem, por fim.
Desconheço a história desse Coronel Augusto Leivas, contudo, não possuo a menor dúvida de que foi um benfeitor nesta cidade, de histórias mil. Como há o asilo, também há o “Lar das Meninas” e rua com o seu nome. Nesta manhã, captei a imagem do Asilo que lhe leva o nome, aonde visitávamos, há mais de quarenta anos, quando éramos participantes da Juventude Espírita. Está sendo reformado, demonstrando que há atuante administração em seu quadro associativo. O primeiro dos seus três módulos, foi repintado. Numa curiosa junção de imagens, ao fundo e ao alto, a torre da Igreja da Minervina, outra benemérita jaguarense. Porém, trata-se de pura ilusão de óptica, pois a igreja e o asilo estão nas quinas opostas do mesmo quarteirão.A foto é de agorinha, de minutos atrás, nesta manhã cinzenta da nossa cidade – será chuva que vem vindo?!Lino Cardoso – Perfil Facebook
Trending
- Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Abre Processo Seletivo para Estagiário de graduação em direito em Jaguarão.
- O CBMRS recebeu nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, no Pelotão de Jaguarão, os alunos do Centro de Recreação Chapeuzinho Vermelho.
- Presidente da Ebserh confirma investimentos nos hospitais de Pelotas e Rio Grande
- Novo e alarmante relatório adverte que a Terra pode estar caminhando para uma “catástrofe climática”
- RIO BRANCO-UY: Sete pessoas foram presas e três delas foram condenadas por crime de contrabando.
- Entrega de Telhas pela Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.
- Estado investirá mais de R$ 23 milhões em hospitais da Região Sul para obras e novos equipamentos
- Jaguarão recebe reforço em segurança aquática com nova embarcação para o CBMRS