O primeiro sábado de abril marca o prazo final para a desincompatibilização dos cargos políticos para a disputa eleitoral de 2022. Nos municípios da Zona Sul, o prefeito de Jaguarão, Favio Telis (MDB) anunciou sua renúncia no início da tarde de sexta-feira para concorrer a deputado federal. Já Vinicius Pegoraro (MDB), chefe do Executivo de Canguçu, que era cotado para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa, seguirá no comando do município. Pelo PP, o nome favorito era o de Luiz Alberto Perdomo, que também decidiu seguir com sua gestão em Pedras Altas.
Telis oficializou sua decisão através de uma coletiva com transmissão ao vivo para a comunidade. Em sua fala, agradeceu vereadores, secretariado e servidores públicos do município e pediu que todos sigam desenvolvendo seus ofícios com responsabilidade. Na mesma oportunidade, relembrou sua carreira política – vereador eleito em 2012 e prefeito de 2017 até então – e desejou um bom mandato ao seu vice, Rogério Cruz (MDB). “Estou saindo por algo ainda maior para todos nós e em busca de um sonho não só pessoal, mas um sonho coletivo, que é o de ter um representante de Jaguarão fora da cidade. Um representante de Jaguarão que possa fazer a ponte entre o município e o governo federal”, finalizou.
Ao Diário Popular, o emedebista admitiu que nenhuma decisão desse teor é fácil, mas disse que “estava bem tranquilo por diversas situações”. “Primeiro porque a prefeitura está muito bem organizada, as coisas estão funcionando e temos obras de requalificação para tudo que é lado […] e isso me dá tranquilidade de poder estar tomando essa decisão de saída”, disse. À comunidade jaguarense, agradeceu a confiança pela eleição e reeleição e garantiu que todos os planos seguirão adiante, já que Cruz fez parte das decisões do governo e “vai ter as plenas condições e tranquilidade de seguir tocando os projetos”.
O atual prefeito, Rogério Cruz, também pertence ao MDB e foi vereador de Jaguarão de 2008 a 2012. Nas eleições de 2012 e 2016 tentou voltar ao Legislativo municipal, mas acabou ficando na suplência. Em 2020, elegeu-se vice-prefeito na chapa com Telis. A expectativa é que ele se reúna com a equipe de governo na segunda-feira para definir algumas linhas de ações e, em seguida, se manifeste oficialmente como prefeito de Jaguarão.
Situação diferente em Canguçu
Pegoraro também utilizou as redes sociais para fazer o comunicado sobre seu futuro político. Na ocasião, o prefeito de Canguçu anunciou que não deixará o cargo, mantendo o compromisso assumido com os canguçuenses em 2020, na sua reeleição. “Depois de ouvir a nossa comunidade e minha família decidi honrar o que assumi nas eleições, de manter Canguçu sempre em primeiro lugar. Portanto irei cumprir meu mandato como prefeito até o fim, mas continuarei mantendo esse sonho vivo e irei me dedicar com todas as forças para aumentarmos nossa representatividade regional – desta vez não como candidato, mas como apoiador”, falou.
Bebeto Perdomo também fica
Luiz Alberto Perdomo, o Bebeto Perdomo (PP), prefeito de Pedras Altas, também conversou com o Diário Popular e contou que permanecerá no cargo. De acordo com político, por muito tempo ele pensou na hipótese, mas depois de caminhar pela cidade e pelo interior, e de ouvir a população, decidiu seguir com sua gestão, eleita em 2016 e reeleita em 2020. “Agradeço aos líderes do meu partido e regionais que lembraram do meu nome para ser candidato a deputado estadual, mas decidi completar o meu mandato, meu trabalho e minha missão”, afirmou.
Fonte: Diário Popular