Em reunião realizada hoje pela manhã no Gabinete do Prefeito Favio Telis com o vice-prefeito Rogério Cruz ficou definida a realocação de recursos que seriam utilizados para promover a Motofest e o Carnaval para ações nas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Cultura e Turismo.
Com as presenças das secretárias do Desenvolvimento Social, Renata Termesana, da Saúde, Gilcelli Machado e da Cultura e Turismo, Evanice Marques da Rocha), do assessor jurídico Luiz Pradelino Mendes Jr., e do adjunto da Secult, Leandro Dutra, o prefeito apresentou a ideia discutida anteriormente com o vice-prefeito Rogério Cruz.
Com a situação de pandemia do Covid-19, tanto o Carnaval quanto a Motofest tiveram suas atividades canceladas e o recurso orçado estaria liberado. Nessa situação, o recurso do Carnaval será dividido entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde e o da Motofest, integrado à Secult.
Após a definição da destinação dos recursos, os secretários das pastas indicaram o uso dos mesmos:
* Desenvolvimento Social – Ações Sociais e Capacitação de pessoas da comunidade
* Saúde – Ações na prevenção de Covid-19
* Cultura e Turismo – Fomento no calendário de eventos
Segundo o prefeito Favio Telis, as realocações de recursos visam fomentar ações que venham contemplar a comunidade jaguarense, como no caso de curso de capacitação para pessoas na área social e o incentivo aos artistas locais na área cultural. “Precisamos ter esse olhar voltado às necessidades de nossa comunidade”, diz o prefeito.
Sabendo que muitas pessoas enfrentam o desemprego e, um curso de capacitação poderá reintegrá-las ao mercado de trabalho. Na mesma situação, os artistas locais que, sem eventos, não conseguem desenvolver suas atividades normais e então precisam de auxílio para sobreviver. “Nosso governo busca disponibilizar oportunidades para que todos possam melhorar suas situações nesse período difícil que estamos atravessando”, argumenta Favio Telis.
O vice-prefeito Rogério Cruz destaca sobre a realocação de parte do recurso para ações em Saúde no município, evidenciando o momento de pandemia. Com esse recurso poderemos incrementar a aquisição de insumos, incluindo medicação e, até mesmo vacina contra o covid-19”, fala Rogério, explicando que através do Consórcio Público do Extremo Sul, da qual o prefeito Favio Telis é o atual presidente, está sendo montado um registro de preços e, caso venha faltar o repasse de vacina pelos órgãos governamentais, o município terá condições adquiri-las diretamente.
Prefeitura de Jaguarão
[publish_date]