Na última segunda-feira (6), a direção do Presídio Estadual de Jaguarão firmou uma parceria com a prefeitura do município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, para iniciar um projeto que visa à produção de fraldas infantis descartáveis e de absorventes higiênicos com a utilização de mão de obra prisional.
Participaram da reunião a delegada da 5ª Região, Deisy Vergara, o diretor do Presídio, Rogério da Fonseca, e a diretora substituta, Letícia Ribas. Na ocasião, foi estabelecido que o município irá disponibilizar o maquinário e as instruções de utilização, a matéria-prima e os equipamentos de proteção. Já a unidade prisional irá providenciar o local e a mão de obra dos apenados para a confecção dos itens.
O projeto foi criado a partir da identificação de uma demanda significativa de fraldas e de absorventes pela população em situação de vulnerabilidade da cidade. A atividade vai ao encontro da política da Susepe e da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) de ressocialização dos apenados por meio do trabalho prisional. A cada três dias trabalhados, as pessoas presas têm a redução de sua pena em um dia (remição). O material produzido poderá ser revertido para a comunidade e para os familiares dos próprios detentos.
Fonte: SUSEPE – Superintendência do Serviços Penitenciários
2021-12-10 12:26:00