Uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão na Argentina, provocou chuvas intensas e tempestades no Uruguai e na metade sul do Rio Grande do Sul neste fim de semana.
Neste início de semana, uma frente fria se une a esse cavado dando origem a um único sistema frontal que avança pela Região Sul. Em primeiro momento, o sistema se mantém mais sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28), avançando em seguida para Santa Catarina e o Paraná.
Segunda-feira: tempo severo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina
Na manhã de segunda-feira (28), a frente fria já provoca chuvas de moderada a forte intensidade em toda a metade sul do território gaúcho, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. No fim do período, núcleos tempestivos já podem se formar nas regiões de fronteira, no sul e oeste do estado, e em toda a porção leste, desde Pelotas até Tramandaí e Porto Alegre.
Ao longo da tarde a frente fria avança e passa a chover em todo o Rio Grande do Sul, com alerta para tempestades e potencial para ocorrência de granizo. Por volta do meio da tarde, as tempestades já atingem o norte do estado e o sul de Santa Catarina. Por volta do fim do dia, os núcleos tempestivos também podem atingir a região de Florianópolis, a porção central e o oeste catarinenses.
No período da noite, as chuvas intensas não dão trégua e há alerta de eventos muito intensos no Rio Grande do Sul, principalmente no noroeste, centro e leste. Em Santa Catarina, pancadas isoladas podem ocorrer na forma de tempestade no norte e leste do estado.
Terça-feira: chuvas aumentam em Santa Catarina e chegam ao Paraná
Na manhã da terça-feira (01), a frente fria se mantém posicionada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no entanto, já é o suficiente para organizar instabilidades nos três estados da Região Sul.
Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade, ocorrendo de forma isolada no leste e na metade norte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no sudoeste, oeste e noroeste do Paraná. Mais para o fim do período, pancadas isoladas podem ocorrer em toda a faixa leste catarinense, no norte e leste paranaenses.
No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e o potencial para tempestade aumenta. Além disso, podem vir acompanhadas de granizo. Alerta para o norte do Rio Grande do Sul e todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. O risco para eventos intensos de precipitação se mantém para o período da noite, sendo, que a partir do fim da tarde, ficam limitados aos territórios catarinense e paranaense.
Tiago Robles
Fonte: Tempo.com – Meteored
2022-02-27 20:53:48