O consumo desenfreado de álcool é um problema sério, mas devido ao fato dele ser considerado uma droga lícita, muitas vezes o assunto não recebe a devida atenção. Porém o uso constante e progressivo de bebidas alcoólicas traz graves problemas, tanto para homens e mulheres que abusam do álcool como para familiares e amigos que vivem ao seu redor
Muitas pessoas acabam se tornando dependentes deste vício ,sem perceber de imediato, e adoecem vítimas do alcoolismo. Os malefícios e danos causados pela bebida vão desde problemas que surgem diretamente para a pessoa alcoólatra, como doenças e dificuldades nos estudos ou trabalho, até transtornos que afetam outras pessoas, como por exemplo, a violência doméstica, os acidentes de trânsito, os problemas de relacionamento nas famílias, os comportamentos anti sociais, entre outros.
Já que o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma doença, existe uma ampla opção de tratamentos clínicos, psicológicos e psiquiátricos, além de opções de medicamentos específicos. Dentro dessa gama de opções de tratamentos de apoio que estão disponíveis, existe também o grupo Alcoólicos Anônimos, uma irmandade mundial presente em cerca de 180 países, que ajuda homens e mulheres a manter a sobriedade, a partir do compartilhamento de experiências vividas e da conquista da recuperação.
➡️A.A em Jaguarão:
Em Jaguarão o Alcoólicos Anônimos existe há 24 anos e atualmente, com todos os protocolos de segurança devido a pandemia, continua realizando um trabalho voltado ao auxílio das pessoas dependentes e que identificam problemas com o seu modo de beber. Vale salientar que o grupo recebe desde adolescentes até idosos de todas as classes sociais.
Conforme os membros do grupo, para participar basta a pessoa ter a vontade de parar de beber ou usar outros tipos de drogas e dar esse primeiro passo de buscar o auxílio.
As reuniões acontecem duas vezes por semana, nas terças e sextas, das 20h às 22h,no Salão da Igreja Imaculada Conceição, na parte superior. Os encontros de terça são voltados para os membros e as reuniões de sexta são abertas à comunidade, onde participam também amigos e familiares que prestam apoio aos membros que frequentam o grupo ou àqueles que estão dando o seu primeiro passo.
As atividades são gratuitas e os participantes têm o anonimato garantido. Os encontros consistem basicamente no relato das experiências dos participantes, que compartilham os seus problemas e desafios com o álcool. Através dessas conversas surge um encorajamento para lidar com a situação e uma preocupação com o exemplo para os demais integrantes, que acabam se identificando com os dramas vivenciados pelos outros e mutuamente prestam auxílio, buscam forças e transmitem esperanças visando a recuperação para parar de beber. Importante destacar que no grupo não há julgamento de condutas e existe uma total liberdade, ou seja, apenas participa das reuniões quem quer e quem sente-se acolhido e à vontade para buscar uma mudança em seu modo de viver.
📝Texto: Fernanda Cassel
Fonte: Programa Variedades do RUBA
1607708443
2020-12-11 17:40:43