Em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (28) na Biblioteca Pública do Estado (BPE), foram empossados os 18 novos conselheiros titulares e 18 suplentes eleitos pela sociedade civil para o Conselho Estadual de Cultura (CEC) do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez, a nova formação do CEC inclui representantes de todas as regiões funcionais do estado e de todos os segmentos culturais, promovendo uma representatividade ampla e diversificada.
O mandato dos novos conselheiros será de dois anos, e a primeira reunião de trabalho já está marcada para a próxima sexta-feira (1º). A cerimônia de posse contou com a presença da secretária de Cultura, Beatriz Araújo, além do presidente interino Antônio Carlos Côrtes e da ex-presidente do CEC, Alessandra Mota. Ambos foram homenageados com uma placa comemorativa pelo trabalho desempenhado nos últimos anos.
Composto por 27 membros no total, o CEC tem um papel importante no desenvolvimento e na fiscalização das políticas culturais do estado. O novo grupo, que representa dois terços do colegiado, irá colaborar na formulação e implementação das diretrizes culturais estaduais, definidas na Conferência Estadual de Cultura.