como se fosse um trem de luz. É assim que você pode ver no céu noturno os novos 60 satélites que a empresa de transporte aeroespacial Space X lançou ao espaço.
A empresa aeroespacial SpaceX lançou, na quinta-feira (4), mais 60 satélites Starlink, dando sequência ao ambicioso projeto que prevê distribuição de sinal de internet com preços acessíveis e em pontos antes não atendidos pelas redes atuais.
O lançamento ocorreu na Space Launch Complex 40, plataforma localizada na Flórida, nos Estados Unidos. Mais uma leva de satélites foi lançada já nesta sexta (5) — um tempo recorde entre os voos.
Hoje a noite 06 de Fevereiro de 2021, eles cruzaram os céus da fronteira de Jaguarão e Rio Branco.
Os satélites Starlink não são muito grandes. Pesam 250 quilos, mas podem ser vistos com muita nitidez da Terra, porque orbitam a baixa altitude: 500 quilômetros, ante mil quilômetros de um satélite de comunicações convencional. O mais interessante: é possível saber quando eles passarão por cima de nossas cabeças neste link
Os satélites, que orbitam atualmente são facilmente visíveis a olho nu enquanto varrem o céu noturno. Eles são tão brilhantes que parecem estrelas moderadamente tênues, o que fez com que os cientistas de todo o planeta começassem a alertar sobre a poluição luminosa que causam.
A “caravana” de luzes lembra um trem perfeitamente alinhado com o céu.