Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que iniciou neste domingo (3), a Secretaria da Educação do RS (Seduc) está promovendo uma série de ações para auxiliar na preparação dos estudantes da Rede Estadual. As provas, que são o principal meio de acesso ao Ensino Superior no Brasil, estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro.
Os alunos matriculados nas escolas estaduais que irão participar da avaliação receberão um kit alimentação, com água, suco e biscoitos para os dois finais de semana do exame. Cerca de 72 mil alunos serão contemplados, sendo que o valor total do investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões. O repasse às escolas será feito por autonomia financeira. Para os estudantes que realizarão as provas fora dos seus municípios de residência, também haverá ressarcimento dos valores do transporte intermunicipal.
Ações de mobilização engajaram as escolas estaduais
Neste ano, a Seduc lançou a campanha “Vamo pra Cima”. Em parceria com a ONG Embaixadores da Educação, a mobilização assegurou um conjunto de iniciativas de reforço, por meio de atividades online, caravanas presenciais e acesso a materiais didáticos exclusivos. O cronograma envolveu, durante os meses de agosto e setembro, a transmissão de aulas com alguns dos maiores professores influencers do país.
As lives, com cerca de duas horas de duração, aconteceram ao vivo pelo canal oficial TV Seduc RS, no YouTube, reunindo milhares de estudantes, que puderam conversar com os professores reconhecidos nacionalmente pelo trabalho de preparação para o Enem. Com milhões de seguidores nas redes sociais, eles doaram seus cachês para participar da campanha, proporcionando aos alunos revisão de conteúdos, técnicas de estudo e motivação de forma dinâmica e acessível.
Professores dos aulões
Noslen Borges
Ramilton Batinga
Henrique Araújo
Samuel da Cunha
Gustavo Reis
Letícia Goés
Gabriel Cabral
Sandro Curió
Hansen
Daniel Gomes
Fernanda Pessoa
Poxa Lulu
Os aulões também ficaram gravados e podem ser assistidos na playlist do canal. No site da campanha Vamo pra Cima, foram disponibilizados cadernos de exercícios, abrangendo todos os componentes curriculares cobrados na prova. Os materiais didáticos trazem perguntas de múltipla escolha que abordam os temas recorrentes do Enem, sendo uma maneira de simular de forma mais precisa os conteúdos da avaliação. As questões servem como um complemento do trabalho realizado em sala de aula, oferecendo uma oportunidade de revisão e de estudo dos conceitos, incluindo gabarito e resolução comentada.
Além disso, caravanas presenciais percorreram todas as 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CRE), beneficiando mais de 16 mil estudantes da Rede Estadual. Até o dia 25 de outubro, vans personalizadas atravessaram o Estado, levando à comunidade escolar atividades de incentivo para preparar e engajar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.
Os eventos, além de abordarem estratégias para o dia da prova, também tiveram um propósito motivacional. Por meio de um bate-papo, o objetivo foi incentivar os estudantes a pensarem sobre sua trajetória particular, percebendo como o Enem pode ser uma possibilidade de construir um futuro através da qualificação no Ensino Superior.
Plataformas de conteúdos garantem materiais para a preparação ao exame
Os estudantes da Rede Estadual também contam com os recursos disponíveis no site do Ensino Médio Gaúcho. O portal reúne diversos materiais de estudo como vídeo aulas, atividades de reforço e simulados. São conteúdos que podem ser acessados a qualquer momento, permitindo que os alunos que farão as provas possam revisar as disciplinas e componentes curriculares no seu próprio ritmo.
Entre as opções que o site oferece, está o Curso Enem Gratuito, que disponibiliza uma trilha de aprendizagem completa, segmentada por séries e cobrindo as principais etapas do Ensino Médio. O curso inclui revisão dos temas mais recorrentes no Enem, além de séries especiais para as áreas com maior peso nas provas. Ao todo, são oferecidas 1.612 aulas, organizadas em uma sequência didática, e 23 Séries de Recomposição de Aprendizagens.
A Rede Uninter também integra esse esforço de apoio da Seduc aos estudantes da Rede Estadual, oferecendo salas de aula virtuais exclusivas. Por meio de uma plataforma específica, os alunos podem tirar dúvidas com tutores que permanecem à disposição, reforçando o aprendizado em todas as áreas do conhecimento.
Outra plataforma voltada às escolas estaduais é o “RS no Topo do Enem”, coordenado pelo professor Felipe Pereira. O canal disponibiliza videoaulas teóricas, além de listas de questões específicas do Enem, organizadas de acordo com as competências e habilidades. As perguntas também vêm acompanhadas de resoluções comentadas.
Rede Estadual bateu recorde de inscrições no Enem em 2024
A rede pública do Rio Grande do Sul, incluindo escolas estaduais e municipais, registrou 70.429 inscrições confirmadas no Enem de estudantes concluintes do Ensino Médio, o que representa cerca de 89% do total desses alunos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em relação ao ano passado, o número desses inscritos quase triplicou. Em 2023, aproximadamente 26 mil alunos se inscreveram para o Enem. Devido ao impacto das enchentes e inundações de maio, todos os candidatos gaúchos foram isentos da taxa de inscrição neste ano.
O Rio Grande do Sul possui 1.106 escolas estaduais de Ensino Médio, atendendo a 273.115 estudantes, sendo que 71.673 estão no terceiro ano.
Fonte: Seduc